segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Quem quer o troféu do Campeonato Paulista?

Não foi só a fórmula do Campeonato Paulista que sofreu transformações ao longo da história, o que mudou foi, principalmente, sua importância.Escrevo para falar justamente sobre isso, nada a ver com a maneira de revelar o campeão, isso porque, ao longo dos anos, ainda que tenhamos visto regulamentos que desafiavam o bom senso, lá estavam Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, dispostos a barrar o triunfo adversário a qualquer preço.

Atualmente não!

No próximo dia 16 de janeiro, todos estarão lá de novo mas, ao que tudo indica, irão olhar para o velho troféu com olhares muito diferentes. Ou melhor, os quatro grandes poderiam muito bem ser divididos em dois grupos. Um deles seria formado por São Paulo e Santos. Seria o grupo do "se vier, melhor".Isso porque a partir do dia 12 de fevereiro começa a disputa da Libertadores, e não resta a menor dúvida de que ela será a prioridade.Depois de passar vinte e dois anos sem vencer o Paulistão, o time da Vila Belmiro, atual bi-campeão do torneio, terá que ir muito além do tri para contentar sua torcida. O caso do São Paulo pede outra reflexão. De tão bem estruturado o time do Morumbi pode até se dar ao luxo de pretender os dois triunfos, mas é óbvio que o foco tricolor estará muito além das fronteiras paulistas.

O outro grupo, formado por Palmeiras e Corinthians, poderia ser chamado de " esse troféu cairia como uma luva". Para a equipe do Parque Antártica, vencer o torneio estadual alavancaria a recente parceria milionária com a Traffic. E é lógico que a lembrança da união bem sucedida com a Parmalat nos anos 90 ainda alimenta os sonhos alvi-verdes, além do mais, um detalhe fundamental para aquela fase repleta de sucessos foi justamente o fato dos resultados terem aparecido muito antes do esperado.Para o Corinthians a prioridade, claro, será se livrar da segunda divisão. Como ainda não é possível correr atrás dessa meta, um triunfo no Campeonato Paulista encheria a torcida de esperança, o elenco de confiança, e ainda serviria para que os "novos" dirigentes transformassem tal sucesso em uma bandeira que, teoricamente, comprovaria o início de uma nova era.

Por tudo o que foi dito até agora, não resta dúvida, os tempos são outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Entra ano, sai ano, e o Paulistão segue esvaziado... Como torcedor, confesso que não sentiria muita falta dele se tivéssemos um calendário sem os grandes clubes nos estaduais. Aliás, acharia ótimo!

Na base do palpite, acho que o Palmeiras pode acabar com o jejum de 12 anos em 2008. Com Santos e São Paulo na Libertadores e o Corinthians em reformulação, talvez o time do Palestra fique com a taça. E "cairia como uma luva" mesmo. A conferir.

Vladir Lemos, jornalista disse...

Fábio,
devo confessar que gosto dos estaduais, talvez, por um certo romantismo.
E, olha, concordo com o que você disse sobre o Palmeiras.

Agradeço a nova visita.

Abraço