terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O futebol e seus erros

Já ouvi, já participei, já acompanhei polêmicas sobre arbitragens de futebol, e não penso duas vezes para afirmar que poucas ecoaram como essa do último final de semana. Qual terá sido o principal motivo?
Afinal, "erros de apito" temos visto muitos, bem mais grosseiros e decisivos.

Qual terá sido, então, os elementos que causaram tamanha explosão?

Tratava-se de um clássico. Tratava-se de um duelo que nos últimos tempos teve a rivalidade levada às alturas. Tratava-se da oportunidade para um time recém rebaixado resgatar parte do brio. E, tratava-se, acima de tudo, de um momento especial para um dos times mais vencedores do nosso país afirmar sua superioridade.

Pior para Sálvio Spínola que ficou no meio de tudo isso.

O alvoroço foi tão grande que a penitência do árbitro promete se estender durante um bom tempo. Imagine se na hora de decidir uma vaga nas semifinais esse pontos fizerem falta ao São Paulo.

Pelo que acompanhei, a imensa maioria não tem a menor dúvida sobre o lance do Adriano, foi um gol legítimo. Eu aqui confesso, que não estou totalmente convencido disso, mas...
Também não me agrada essa coisa que andaram dizendo por aí, que "quem acha que foi falta nunca jogou bola, não entende de futebol". Um argumento que, disfarçadamente, sugere que os que discordam da maioria são um tanto ignorantes.

Não fosse a diversidade de pontos de vista nem teríamos chegado até aqui.

E tem mais, erro por erro, as decisões que vieram depois da "decisão" do Sálvio também não foram acertadas. Ou alguém acha cabível afastar um árbitro dos jogos de um único time? Ou ele serve para apitar e tem capacidade, ou ele não tem capacidade e deve ficar longe de qualquer time, para o bem do futebol.

Ao voltar atrás pouco depois - coisa que os árbitros raramente fazem - a Federação Paulista disse que não se trata de um "veto", e que irá apenas "evitar" a escalação de Sálvio Spínola em jogos tricolores.

É preciso dizer mais alguma coisa?

Que um clube necessite de alguém para fazer a "ponte" com a mídia, e nela reclamar em alto e bom som seus direitos, é coisa que não discuto e nem condeno. Cada um defende o seu, como sempre. Aceito o argumento, ainda que sinta nisso um ar de "lei da selva".

Vamos punir erros, tudo bem, bela decisão. Mas não custa lembrar que erros e injustiças no futebol não são exclusividade do Sr Sálvio Spínola Fagundes Filho. Seria útil, muito útil, que a indignação se fizesse presente em outros momentos.

Em outras palavras, o que é pior, um árbitro que comete deslize, ou uma Federação que aceita pressão?

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Vladir,

Acho que esses detalhes é que fazem o futebol apaixonante. Achei que o Dagoberto jogou a perna para trás procurando a marcação do pênalti e que o Adriano fez falta no Wiliam, antes de cabecear. O que fica bem claro é que o São Paulo, na tentativa de camuflar o que não está fazendo dentro de campo, tenta encontrar sempre culpados para seus tropeços. Se o time ganha, sempre é o melhor. Se perde ou empata, não é comigo. Um abraço. Glauco Braga

Vladir Lemos, jornalista disse...

Glauco,

é sempre bom encontrar opiniões que divergem da maioria. Não acho que são, exatamente, esses detalhes que fazem o futebol apaixonante. O que eu sei é que sou totalmente contra essa coisa de usar a tecnologia para, supostamente, acabar com as dúvidas. Sim, porque as divergências continuariam aparecendo.

Abração... não suma!

Anônimo disse...

Na verdade meu caro amigo Vladir... Essa sua pergunta no final do post já veio com a resposta implícita, né... Um tanto óbvio que antes um árbitro humano, passível de erros...

Mas esses tais "detalhes" ditos pelo amigo Glauco, são importantes pra dar audiência para os programas de televisão e vender jornais, os quais se preocupam muito mais com as prolixas e inúteis polêmicas do que com o esporte em si...

E pegando o gancho no post sobre nossa maravilhosa cidade, confirma a informação de que estava no dia 25/01, por volta das 18:30-19:00 saindo de um banco ali na Av. Sumaré, próximo ao Parque Antártica?

Grande abraço.

Ton

Anônimo disse...

Na minha opinião os erros foram muito graves, a partir do momento que eram muito facéis de serem evitados. O primeiro lance, ele tinha toda a imagem aberta diante dele e o Dagoberto estava a frente do zagueiro, já o segundo foi típico de quem queria que o jogo acabasse 0x0. De qualquer forma, infelizmente estes erros têm se tornado comuns.

Pascoal disse...

Vladir,

A diretoria tricolor conseguiu o que queria com essa polêmica toda, ninguém fala que o São Paulo não jogo nada no clássico.

Concordo com você, foi muito infeliz o Muricy quando disse que quem viu falta no lance não entende nada de futebol. Eu vi falta no lance, e daí?

Foi penalti claro.

É uma vergonha a federação Paulista ceder a pressão do São Paulo. Simplesmente uma vergonha.

Vladir Lemos, jornalista disse...

Ton,

é bem capaz de ter sido visto por aí. Quanto ao ocorrido, alvoroço parece a mais precisa descrição, né?

Vladir Lemos, jornalista disse...

José Renato,

agora, que já vimos coisa bem pior, já vimos. Não acha?

Vladir Lemos, jornalista disse...

Pascoal ,
é bem esse o caso, eu vi falta, e daí? Também é verdade que o "alvoroço", além de tudo, inibiu a discussão sobre o futebol apresentado pelos dois times.

Seguimos...