sábado, 12 de janeiro de 2008

"Eis a questão"

Era pra ser só um debate acalorado, desses travados todos os dias em vários cantos do nosso país, mas por pouco não virou um papo-cabeça.
Bateu na trave. De repente, bradou o Paulino:

_ Não fala assim do Corinthians, não. É time grande, é time grande.

_ A resposta veio ligeira:

_ Time grande? Quem é grande?

_ Ué! Quem é grande! Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo.

_ Vou te falar uma coisa, esse conceito pra mim já era, já era. Passou.

_ Como passou?

_ É, passou. Essa coisa de trio de ferro, essas coisas, tudo isso já era.

_ Você é muito esperto, se acha o tal, não dá pra discutir.

_ Acho o seguinte. Houve um tempo em que esses times eram grandes mesmo. Só que não são mais.

_ Tô falando que tu é metido.

_ Quem gosta de futebol precisa entender que essa é uma condição que se conquista. Ninguém pode ser grande só por causa do passado. Ser grande é algo que precisa ser mantido.

_ Tá, você quer dizer que o Corinthians não é mais time grande. É isso?

_ É isso mesmo. Eu não acho, e daí? Grande pra mim hoje é o São Paulo, o Santos, o Internacional. Os outros, são times tradicionais, mas que hoje não deveriam ser chamados de grandes, não. Grande? Na segunda divisão? Pô?

_ Raciocínio de são-paulino, queria ver se você ia dizer isso se fosse palmeirense.

_ Nego quando é "cabeça-dura", vou te dizer, viu. E eu por acaso sou santista? Sou colorado? Pensa um pouco no que eu tô tentando te dizer.

_ Você gosta é de questionar. Tudo pra você tem que ter uma razão. Dá um tempo.

_ É, eu acho mesmo que saber questionar é uma grande virtude, sim.

_ É, mas muita curiosidade transforma o inteligente num chato, meu chapa.

_ Grandes times têm dinheiro pra gastar, revelam jogadores, contratam bem.

_ Xiii! O Santos, então, vai sair da tua lista, né?

_ É sério, meu. Até o São paulo pode sair. Quem é grande não aceita viver de fama.

_ Cê é muito pensador mesmo, né?

_ Não sou, não. Mas ó, nesse caso "ser ou não ser", ainda é a grande questão.

Nenhum comentário: