quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

"Estatístico" ou "Nogueiriano" ?

Ao tomar conhecimento da eleição de Dunga como o melhor técnico de futebol do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), imediatamente me lembrei de uma colocação interessante .

Convidado a participar de uma reunião do "MEMOFUT" - um grupo que tem como único objetivo zelar pela memória do futebol - ouvi do seu Presidente, o Sr Domingos D'Angelo, que ali os participantes se dividam em dois grupos. Um formado pelos "estatísticos", e o outro, pelos "Nogueirianos".

Os primeiros, devotos confessos dos números. Os outros, um tanto afinados com o mestre Armando Nogueira, adeptos de uma visão mais poética do jogo, pra não dizer mais humana, o que, evidentemente, soaria tendencioso.

Sem titubear me inclui entre os "Nogueirianos", claro.

Não contesto o título dado ao treinador brasileiro. Afinal, uma vez escolhido o método, a matemática se encarrega do resto.

Mas prefiro encarar essa eleição como uma boa prova de que os números, muitas vezes, brigam com a razão.

11 comentários:

Gabriel Leão disse...

Oi Vladir,

Pode até ser que Dunga seja o melhor técnico na atualidade. Mas sempre que o jogo aperta seu trabalho é questionado.

Acho que levará um bom tempo para surgir um técnico tão querido quanto foi Telê Santana e outros nomes do passado ou talvez nem apareça.

Anônimo disse...

Olha, na verdade, nem conheço os tais grupos, mas de bate-pronto, fico nos Nogueirianos...
Eta Acreano arretado esse Armando...

Grande abraço, Vladir! E sorte e paciência ao Dunga no comando da seleção!

Ton - waguaru@hotmail.com

Vladir Lemos, jornalista disse...

Gabriel,
a pressão faz parte do desafio que o Dunga "topou". No meio de todas as cobranças, ainda que a gente não concorde com o título, deve ter sido um grande incentivo pra ele. E um ótimo álibi,né?
Quem sabe amparado nisso ela tenha um pouco mais de educação e paciência com os jornalistas. Aliás, o tratamento dispensado aos jornalistas, na minha opinião, foi até agora a "maior bola fora", a"maior pisada na bola", do nosso treinador da seleção.

Abraço!

Vladir Lemos, jornalista disse...

Ton,

Eu tinha certeza de que você ficaria entre nós,
os "nogueirianos".

Abraço

Anônimo disse...

Oi Vladir, eu, sendo Estatístico (de formação), sou um "Nogueiriano"!
Mas eu gostaria de esclarecer, em nome dos Estatísticos, que não fazemos somente análises frias dos números. Isso quem faz são os "estatísticos" e os que criam índices bizarros (como essa IFFHS) que elegem o Dunga como o melhor técnico de futebol...do mundo!!!
Abraço e parabéns pelo blog,
Daniel

Vladir Lemos, jornalista disse...

Daniel,
muito bom seu comentário porque me abre a oportunidade de falar que acho até possível misturar as duas coisas.
E, olha, que fique claro que "estatísticos" ou "Nogueirianos" podem cometer "bizarrices", não acha?
Como em qualquer situação, um pouco de bom senso nunca é demais.

Apareça sempre!

Abraço!

Anônimo disse...

Vladir

Como vc já deve imaginar sou do grupo dos Estatísticos no entanto com admiração pelo Nogueirianos, mas para mim "Futebol é Futebol"

um abraço,

José Renato

Unknown disse...

olá Vladir. Julyane, do MEMOFUT.. Nogueiriana, graças a deus....

Futebol pode ser Futebol, e respeito a opinião do Zé Renato. Mas acredito que ele (o futebol) não teria tanta graça se não fosse as divagações poéticas, o ilusório, o imaginário.

Essa coisa de Estatística pra mim é um 'mal necessário', algo concreto por demais na minha pequena visão futebolística...

Bjs

Unknown disse...

olá Vladir. Julyane, do MEMOFUT.. Nogueiriana, graças a deus....

Futebol pode ser Futebol, e respeito a opinião do Zé Renato. Mas acredito que ele (o futebol) não teria tanta graça se não fosse as divagações poéticas, o ilusório, o imaginário.

Essa coisa de Estatística pra mim é um 'mal necessário', algo concreto por demais na minha pequena visão futebolística...

Bjs

Vladir Lemos, jornalista disse...

Caro José Renato,

a admiração é mútua, assim como a concordância de que "Futebol é Futebol".

de um amigo Nogueiriano (rs)

Abraço

Vladir Lemos, jornalista disse...

Julyane,

O tema é muito interessante...

Na pior das hipóteses podemos poetizar as estatísticas, que achas?

Abraço