quinta-feira, 26 de julho de 2007

Uma nação ameaçada

Trata-se, sim, de uma nação. Uns, orgulhosos da lendária invasão ao Maracanã protagonizada em 1976. Outros, orgulhosos de uma certa democracia instaurada nos idos de 1983. Uma democracia cujos ídolos eram, antes de tudo, craques.
Uma nação que sofreu junta por mais de duas décadas, e se redimiu com o eterno "gol do Basilio".
A beleza da história corintiana não merecia um capítulo sobre lavagem de dinheiro, formação de quadrilha. É demais para um torcedor cuja grande aspiração era receber em troca o direito de poder se divertir, e ser feliz, vendo um jogo de bola. O fim da parceria com o fundo de investimentos MSI, aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube na última terça-feira, promete se transformar em uma monstruosa batalha judicial que cansará ainda mais essa nação já saturada de amargas notícias extra-campo.
A próxima trama a se desenrolar, o afastamento do presidente Alberto Dualib, que insiste em se manter na presidência mesmo depois de quase uma década e meia, mexerá ainda mais com as vísceras alvi-negras.
Há tempos as jogadas políticas do time do Parque São Jorge tornaram o risco muito maior do que o de sofrer uma goleada, ser derrotado dentro de casa ou ficar oito jogos sem vencer.
As negociações galácticas se transformaram em uma enorme conta devedora. Nesse momento um time inteiro de jogadores do Corinthians está nas mãos do parceiro investidor. Nunca a música feita em homenagem ao clube pelo meu querido Carlinhos Vergueiro, que é torcedor do Fluminense, soou tão nostálgica, ou melancólica.

"Briga
sacode a poeira
levanta a bandeira
tribo soberana
mais que brasileira
és corintiana
tú és
a mais bonita das nações"

Diante de toda essa confusão, e da dívida milionária, resta a esse grande símbolo do futebol brasileiro, a esperança de uma torcida fiel, a história, a tradição. Coisas que ninguém rouba.

10 comentários:

Anônimo disse...

Caro Vladir, seu texto é brilhante.
Alguns abutres, avidos pelo dinheiro de Kia, ainda tentam a todo custo lesar o clube em beneficio proprio. Os conselheiros tem que ficar de olhos abertos para expulsar essa corja de lá. Abraço

Vladir Lemos, jornalista disse...

Ô Paulinho, isso sem falar que os negócios do Mr Kia vão bem. Já prestou atenção no valor que o Tevez alcançou? Apesar da briga com o West Ham, se fala em 45 milhões de euros, cerca de 120 milhões de reais.

Anônimo disse...

Oi Vladir, vim conhecer seu blog, por indicação do Paju (Paulo Nelson) de Santos. Voltarei, apesar de não querer gostar do ramo. Bem, por estranho que possa parecer, tb escrevo sobre futebol, faço apenas críticas destrutivas, ahahah. Estou tb lá no site www.fanaticosporfutebol.com.br
e nuns blogs por aí. bj

Anônimo disse...

Trajédias diferentes, causas parecidas:
- Acidente em Congonhas;
- Desrespeito a torcedores, obras terminadas às pressas e falta de estrutura no Pan do Rio;
- Um clube enorme que desmorona...
No fundo a gente toma como normal e segue enfrentando as dificuldades do dia-a-dia, como quem anda com a cabeça baixa pra não tropeçar, mas não vê nada ao redor.
Pareço pessimista? Na verdade ando otimista. Isso vai mudar.
Abração, Vladir!

Anônimo disse...

É triste ver o meu Corinthians, fruto de choros de alegria, por conquistas afins ou mesmo pela garra de vários times que vi ao longo dos meus 32 anos. Como sou sócio do clube, sei porque Dualib permanece a tantos anos como presidente, distribuindo cargos e serviços internos aos seus "amigos e correligionários", é só vc ir na secretaria ou outros departamentos e ver aqueles velhinhos tomando conta dos mesmos sem qualquer aceite de modernidade ou algo que possa melhorar o clube.

Vladir Lemos, jornalista disse...

Marina, vou até o "fanáticos" dar uma olhada na sua maneira de realizar essa tal destruição. Fal para o Paju, dar uma passada aqui também. Valeu!

Vladir Lemos, jornalista disse...

André, foi por isso que eu fiz a sugestão de tirar o "com muito orgulho" do aclamado refrão da torcida. O otimismo faço questão de manter. Abraço!

Vladir Lemos, jornalista disse...

Anderson, espero que você tenha mais de dois anos como associado do clube pra poder votar em breve. Sabe do que eu falo, né? Agradeço a visita. Sorte!

Anônimo disse...

Muito bom o texto, muito verdadeiro. Triste ver meu Corinthians nessa situação. Não era evidente que ia dar nisso? Todo mundo sabia de onde vinha esse dinheiro. Será que acreditaram na impunidade crônica do nosso país, como vemos na política?
Como sempre, quem sofrerá é a torcida, que continuará fiel ... espero que ao menos não sofra sozinha.

Anônimo disse...

teste 1