sexta-feira, 20 de julho de 2007

Muito além dos mil gols

Escrevi o texto abaixo duas semanas atrás para o Jornal "A Tribuna", de Santos.
Publico para dar uma pista do caminho que pretendo seguir.


Muito além dos mil gols


Santos, sexta-feira.Temperatura amena.
Dois amigos, sentados em um banco da praia, acompanham uma pelada qualquer, e divagam.
_ Era diferente de tudo, olha, sem exagero, chegava a parecer irreal.
_Irreal é demais.Por mais que fosse bom...
_Você nunca vai entender.Você pode imaginar um garoto de dezesseis anos, entrando na seleção e marcando de cara um gol na Argentina?
_ Pelo que eu sei o Brasil perdeu o jogo.
_Brasileiro é fogo mesmo, gosta de diminuir.Mas fica sabendo que na segunda partida, três dias depois, no Pacaembu, nossa seleção venceu por dois a zero, e ele marcou de novo.
_Quer saber? Acho que levou vantagem por ter jogado quando já existia a televisão!Antes existiram outros, o Leonidas, por exemplo.
_Se você fosse argentino eu até entenderia, ia preferir enaltecer o Maradona. Pô, não reconhecer que o cara merece reverência, é demais.
-Até parece que ele é o único injustiçado.Nosso povo não é o tal sem memória?
_É, mas esses jornalistas, que vivem desfilando conhecimento, bem que poderiam dar uma força. Mas não, só querem saber do animal, da bandeirinha que tirou a roupa.
_ Tu tá atacado hoje, hein?
_Quer saber?Acho que pouca gente tem noção, de verdade. Só os que viram podem falar.Eu vi, eu vi.
_Isso é acesso de hiper-nostalgia, meu amigo.
_ Nostalgia?É nostalgia ser o único a vencer três copas do mundo como jogador?Sabe que ficar no banco é outra coisa, né? Que o diga o Zagallo.
-Essa foi boa!
_Só pra completar.O Pelé, é, o Pelé, é até hoje o maior artilheiro da nossa seleção, marcou noventa e cinco gols, noventa e cinco. Por que o Romário não lembrou disso?
Fez gol em quatro copas, foi o jogador mais jovem a vencer uma copa do mundo, o mais jovem bi-campeão mundial. Fez o Brasil ser reconhecido, cara.
_Quem lembra de tudo isso? Pra nova geração, talvez, ele seja mais lembrado como garoto propaganda.
-Tu tá de sacanagem. Tô falando do atleta do século, do século.
-Até já esqueci como é que começou esse papo.
_É?Esqueceu?Liga não, você não foi o único.E o que eu podia esperar dos cartolas, da CBF? Amanhã , meu amigo, amanhã, faz cinqüenta anos que o Pelé estreou na seleção brasileira,
7 de julho de 1957. E todo mundo só quer saber da Copa América, do Dunga, de não sei quem.
_Eu até vi alguma coisa por aí.
_Viu o quê? Uma lembrancinha? Uma citação? O cara merecia muito mais?O cara não, o Pelé.Ele glorificou nosso futebol, glo-ri-fi-cou!
_ Fez cinqüenta mesmo?Cinquenta?Data redondinha?
_Redondinha!Redondinha é a bola que ele jogava.
Ê “brasilzão” que não acorda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante.
Que bom que agora vc também está on line

Vladir Lemos, jornalista disse...

Valeu, Antonio! Abraço!