sábado, 21 de julho de 2007

O Pan e a democracia

Nesses últimos dias, em que as páginas dos jornais se encheram de outros esportes, e nomes tão pouco pronunciados, como Diogo Silva, Rebeca Gusmão, Kaio Marcio, Jade Barbosa, nos chegaram aos ouvidos ditos com uma vibração geralmente reservada só aos que costumam brilhar pelos gramados do país, ficou claro, podemos ir muito além da bola de futebol.
Se você é do tipo que gosta de esporte, e arrumou um tempinho pra parar diante da TV, seja onde for, com certeza neste momento traz na memória a lembrança de uma emoção que nasceu com uma bola de handebol, no tatame ou na piscina. Por um breve instante que tenha sido, ver aquela toquinha verde e amarela avançando dentro da água foi como ver o atacante do seu time caminhando com a bola dominada em direção ao gol. Por um instante, as piruetas cheias de ousadia dos nossos ginastas o fizeram prender a respiração, como se faz no momento em que a bola explode na trave.
Não sou um deslumbrado, nada disso. Faço parte do time daqueles que esperam que a promessa de um certo senador, de que a batata do Pan irá ao forno tão logo se apague a pira olímpica, seja cumprida. É uma questão de saber cuidar bem do nosso “ouro”. Mas, aí se trata de um outro jogo, que também farei questão de acompanhar.
A minha torcida, por enquanto, é para que novos campeões e ídolos ganhem fôlego, afinal, nesse país em que o futebol reina sozinho, para alegria dos cartolas, um pouco de concorrência não faria mal.
Acredito que hoje, os cadernos de esportes recheados de tantas modalidades, desfrutando de espaços incomuns, carregam consigo um exercício de democracia.
E a democracia, como já ficou claro desde a abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio, nos dá o direito de cobrar e vaiar.

9 comentários:

Anônimo disse...

Como amante do esporte, fico satisfeito em poder compartilhar momentos de alegria esportiva tamb�m com minha m�e, com a namorada, que dificilmente p�ram para ver um jogo de futebol!
Ap�s o Pan tudo deve voltar "ao normal".
Mas, como amantes do esporte, devemos continuar, com a mesma intensidade com que estamos vibrando, a lutar por um pa�s mais justo e limpo, tamb�m no que se refer � lisura das Confedera�es e Federa�es esportivas do Brasil! Se quem organiza nossos esportes n�o sabe como faze-lo, que seja prontamente responsabilizado por isso!
Abra�os e parab�ns pelo blog!

Vladir Lemos, jornalista disse...

Klaus, agradeço a visita. Desfrutemos o momento cheio de opções esportivas. No mais, é exigir lisura dos responsáveis. Ou irresponsáveis, melhor dizendo.

Anônimo disse...

Vladir, passei para deixar um abraço e desejar boa sorte no blog! Demorou!!!!!!!!!! Mais tarde falamos no Cartão.

Forte abraço

Anônimo disse...

pura verdade... bom que agora temos mais um espaço democrático! Continue tratando de outros esportes, mesmo sem pan ou olimpíada.

Vladir Lemos, jornalista disse...

Demorou mesmo Birner, eu sei, mas saiba que tua cobrança "adiantou".
Abraço!

Vladir Lemos, jornalista disse...

Malu, tentarei ser o mais democrático possível. Valeu pela visita!

Anônimo disse...

Belíssimo texto. Precisamos de verdadeiros vigilantes como vc.
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Belíssimo texto. Precisamos de verdadeiros vigilantes como vc.
Parabéns!!!

Vladir Lemos, jornalista disse...

Fiquei feliz ao correr a página e perceber que não se tratava de um anônimo. Valeu, Renato!