terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Os clubes devem discutir a relação com a torcida

Ronaldo Theobald


Estamos vivendo aquela onda de final de temporada. Seleções do campeonato, premiações. Um mar de especulações sobre transferências de jogadores, sabe-se  lá com que intenções. E, no meio disso tudo, o Brasileirão vira e mexe é posto no divã. Mas há um outro viés, pouco, muito pouco analisado, que merece atenção. Falo de se pensar o futebol do país através do comportamento da torcida. A temporada que chega ao fim registrou um sem fim de ocorrências envolvendo torcedores. O número de times que se viram às voltas com ameaças feitas em nome dela, bem como o de jogadores, foi grande.Um reflexo da violência  que tem se instalado no nosso cotidiano e que tem tudo para se agravar. Portanto, exige alguma atitude. 

Hoje, no Congresso Brasileiro de Direito Desportivo realizado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, se falou sobre a relação que os clubes devem estabelecer com as torcidas. Leco, presidente do São Paulo, defendeu proximidade com as organizadas. Talvez, acuado por ter aberto as portas do CT do clube para elas duas vezes este ano. Defender o contrário não faria sentido. 

No link abaixo está a matéria de Marcio Porto e Willian Correia feita para o "Lance", que  traz ainda a posição defendida pelos outros presidentes dos grandes clubes de São Paulo. O papel da impunidade - que considero a chave para a solução de boa parte de nossos problemas - também fez parte das reflexões. Se o futebol brasileiro já anda sem brilho a atitude de alguns, em nome da torcida, tem tudo para torná-lo opaco de vez.  



Leco quer organizadas e clubes próximos; rivais focam em punição

Nenhum comentário: