sábado, 1 de março de 2008

De olho em tudo

Não sei se vocês já notaram. Neste tempo em que estamos vivendo "você decide" ver futebol e te enfiam goela abaixo o Big Brother. O show do intervalo é o Big Brother! Tudo a ver, ? Aproveitarei essa deixa pra falar do clássico que todos vão querer espiar. Todos mesmo, não só palmeirenses e corintianos... mas também sãopaulinos...santistas...juventinos.

O técnico corintiano, que é Mano, mas não é brother, não quer saber dessa onda, não. Foi logo prevendo treinos fechados para os jornalistas, e dizendo que escalação confirmada só no domingo. Postura muito adequada para o clássico que se avizinha.Se tivesse que escolher apenas um confronto para simbolizar a rivalidade do futebol paulista, escolheria um Palmeiras e Corinthians, dois times que alimentam o mais puro antagonismo, e toda vez que voltam a se encontrar causam frio na barriga de muito jogador.

Por isso, a zaga corintiana, finamente ajustada por Mano Menezes, terá que ficar esperta, o embate poderá ser mais emocional do que físico e tático.O zagueiro Willian, apesar dos trinta e um anos, jamais disputou um jogo desse. Até Lulinha, criado no Corinthians, nunca enfrentou o Palmeiras como profissional.A verdade é que cada clube seguiu seu caminho, nem sempre na mesma divisão, o que fez esse velho clássico paulista rarear.

No Palestra, não tem jeito, você olha, e tudo tem uma semelhança incrível com a passada época da Parmalat. Corria o ano de 1993, e quis o destino que os mais de dezesseis anos de fila dos palmeirenses terminassem em vitória sobre o arqui-rival, com direito a um enredo bárbaro. Na primeira partida, um a zero para o Corinthians, com Viola, precocemente, imitando um porco na comemoração do gol. Lembra? Na volta, o Palmeiras de Luxemburgo impôs ao adversário um quatro a zero impiedoso. O time verde tinha Edílson, Zinho, Edmundo e Evair.

Talvez Valdívia nem saiba direito de quem se trata, mas neste domingo, ele será um dos candidatos à nome do jogo. Valdívia, segundo muitos, gosta de cair. Para o técnico do time, o chileno não tem muito prazer " em chutar a gol". É ! Sinal dos tempos, modernidade nem sempre é sinônimo de avanço.Seja como for, há no ar uma euforia com relação ao Palmeiras, o que pode ser muito bom para o aplicado Corinthians de Mano Menezes. Antes de me despedir, deixo aqui registrada minha torcida para que o árbitro - que sem dúvida irá se sentir como um integrante da "casa mais vigiada do Brasil" - não dê nenhuma mancada.

Que seja um jogo para ser lembrado por lances e gols, não por "marcações".Estaremos de olho em tudo, como o "grande irmão". Bom sábado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Enfiar goela abaixo? "Todos" vão querer espiar, até são paulinos? Não tem uma contradição aí, caro Vladir? Vc reclama do BBB e depois fala que são paulino quer ver jogo de corinthiano? Baseado em que vc enfia isto goela abaixo do leitor são paulino? Pelo efeito ibope? O mesmo que põe o BBB na grade futebol, horas.... Esses jornalistas são hilários.

Anônimo disse...

São essas "mentiras" enfiadas goela abaixo, que estão tornando o futebol meio BBB... Inverdades que estragam a democracia esportiva, o direito de assistir a todos os clubes em espaços iguais. Mentiras divulgadas aqui e lá, sem nenhum pudor.
Era uma vez a Cultura...

Vladir Lemos, jornalista disse...

Ronan,

me lembro bem do seu último comentário, nada agradável. Da próxima só respondo se sentir alguma educação no que for colocado. Aproveito pra dizer mais uma coisa: qualquer pessoa de bom senso,que goste de futebol, faz questão de saber o que aconteceu durante um clássico.
Enxergar o mundo pelo vértice de um único clube é pouco pra mim. Mas compreendeo que as pessoas são diferentes.

Anônimo disse...

Vladir, meu caro amigo, mais uma vez parabéns!
Pelo texto em si e pela resposta.

Keep on track!

Ton

Anônimo disse...

Ah, claro. Somente a imprensa, por trás de ibope, pode enxergar "o mundo" (qnto exagero), por um vértice apenas, certo? Até pq sua função hoje é vender e lucrar, movido pelos jornalistas. Que boa memória vc tem. Qndo rolará outras piadas com clubes de futebol, a não ser o corinthians, é claro?! Aliás, franqueza por franqueza, o que achou da batalha entre as organizadas após o tão desejado clássico? Pediu cadeia, ou pipocou?