quinta-feira, 27 de março de 2008

A China aos olhos do mundo

Diante dos acontecimentos revelados algum tempo atrás sobre a conduta do governo chinês ao cuidar da preparação dos Jogos Olímpicos, não resisti, e coloquei aqui no blog uma enquete perguntando se as pessoas achavam que os fatos que tinham vindo à tona poderiam manchar a imagem do evento. O resultado mostrou que a maioria não acredita que os Jogos corram esse tipo de risco. Vale lembrar que não eram acusações leves, uma delas afirmava que os chineses haviam tratado com a Al-Qaeda para evitar ações terroristas durante a Olimpíada.

Volto ao tema agora, porque hoje pela manhã ouvi uma discussão entre jornalistas que analisavam a atitude do presidente francês Nicolas Sarkozy, que propôs boicotar a abertura dos Jogos.

Na verdade, ele não propôs, em poucas e outras palavras afirmou que "tudo é possível" quando se reflete sobre o cenário que está se formando.

Que um político desse porte tenha feito tal pronunciamento por enxergar nisso tudo uma oportunidade de melhorar a reputação, não é algo improvável. Os mais interessados na questão, provavelmente, vão dizer que usar o evento com outros fins não é leal.

A minha opinião é que para quem quer fazer uma causa ganhar visibilidade a olimpíada é um cenário ideal. E se a causa é justa...

O governo chinês terá que ter muita sensibilidade pra lidar com a questão, que deve se tornar cada vez mais complexa. Num primeiro momento diria que ao aceitar sediar os jogos a China se viu surprendida com o tamanho da exposição, e agora paga um preço caro por ter aceitado ficar exposta aos olhos do mundo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vladir, meu caro...
Concordo contigo que a China só está sentindo o "peso" de uma Olimpíada agora...

E mais, na minha opinião, boicotes seriam bem vindos, não só pela conduta do governo Chinês na organização dos jogos, como também pelo que anda acontecendo no Tibet.

Vale à pena dar uma lida no Blog do Marcelo Tas, que em visita recente ao país, fez uma série de reportagens e escreveu suas impressões do que pode ser a olímpiada em termos de controle da comunicação por lá...

Grande abraço.
Ton

Anônimo disse...

Também vi dia desses na tevê que um parlamentar da União Européia propôs boicote aos Jogos, mas um boicote em bloco dos países europeus, em prol dessa causa.

Aí vem o Chávez e diz que os EUA querem desestabilizar a China com esse noticiário sobre o Tibete. Brincadeira!

Flávia Santos disse...

fora do assunto.
só um primeiro contato. Volto pra ler.

(Flavinha Futsal FFLCH)

Vladir Lemos, jornalista disse...

É Ton,

essa questão da censura é coisa séria, confesso que estou curioso sobre o resultado e os desdobramentos que isso pode ter.
Vou dar uma olhada no blog do Tas.

Abraço

Vladir Lemos, jornalista disse...

Marcio,

o Chávez é um caso a ser estudado, né?
E acho também que, a hora de questionar é agora, porque se com todo mundo mirando a China já não é fácil, imagina depois.
E é bom isso tudo até para que, no futuro, os países lembrem que é necessário arrumar a casa para sediar os Jogos, do contrário... a coisa não sai como o esperado.

Abraço

Vladir Lemos, jornalista disse...

Flavinha,

volte para dar uns "pitacos", ok?

Abç