quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Timemania / O jogo

Caso você queira saber o que realmente representa a Timemania, tenha o zelo de procurar notícias divulgadas no início do projeto.

Compará-las ao que foi aprovado dará a medida exata de como a idéia dessa loteria sofreu alterações para atender, claro, aos interesses dos clubes. Faça as contas! Assim você verá como, no começo, era infinitamente menor o prazo estipulado para que os clubes pagassem as dívidas fiscais, e que terminou em quase eternos duzentos e quarenta meses, ou dito de maneira mais popular, viiiiiiiiiiiiiiiinte anos.

Fazendo esse exercício de voltar ao passado, você verá também como, aos poucos, os cartolas conseguiram diminuir a obrigação de colocar algum dinheiro nessa jogada. No primeiro ano, clubes com dívidas de bem mais de uma centena de milhões, estarão obrigados a contribuir com, no máximo, cinquenta mil reais mensais, para saldar as parcelas.

Por tudo isso, uma matéria do caderno de esportes do jornal"O Estado de São Paulo", desta terça-feira, me chamou atenção. Na matéria, um auditor afirma que a Timemania pode ser uma armadilha para os clubes, já que o limite de 50 mil reais só vigorará este ano. Ou seja, clubes cheios de dívidas poderiam ter que desembolsar grandes quantias, caso o faturamento da nova loteria fique abaixo das expectativas. O estimado para esses primeiros doze meses é de cerca de 520 milhões de reais. Minha aposta é outra. Aposto que até lá nossos dirigentes darão um jeito de mudar a regra.

Antes de encerrar este breve artigo, aproveito para dizer:

"... agora só resta você decidir se coloca, ou não, seu suado dinheiro nessa história."

3 comentários:

Anônimo disse...

Vladir, meu amigo.
Se eu já não coloco meu dinheiro nem nas loterias convencionais, por não ver credibilidade, que dizer nessa..

Tragédia anunciada é o nome que eu costumo dar pra isso...

Mudando de assunto, enfim nosso Peixe conseguiu apresentar um futebol melhor ontem, hein...

Quem sabe agora vai, quem sabe melhora.

Grande abraço.
Ton

Vladir Lemos, jornalista disse...

Ton,

a tal partida sugeriu mesmo que o Santos pode mudar de rumo. Mas o ambiente ainda está longe do ideal.

Abraço

Anônimo disse...

Salve Vladir! Tudo bem?
Fiquei meio enrolado na última semana e só agora pude ler esse excelente post!
O "auditor" ouvido pelo Estadão deve ser o Amir, que realmente trabalha na Casual Auditores, mas na verdade é especialista em Marketing e escreve (junto comigo e mais dois amigos) no blog Futebol & Negócio. O Estadão não é o primeiro meio de comunicação a creditá-lo erradamente.
Inclusive reforço o convite para você passar lá no blog.
Consegui, em primeira mão, a arrecadação atualizada da Timemania que está (BEM) abaixo da expectativa.
Prestigia o amigo e deixa sua opinião lá! ;-)
Abs, Marcos Silveira