segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Pagar pra ver

O tempo do futebol romântico ficou pra trás! Isso todo mundo já sabia. O tempo do futebol jogado com técnica refinada, pertence ao passado! Nenhuma novidade. Os poucos jogadores que ainda merecem alguma atenção formam o time dos que, literalmente, ainda não foram, e dividem a cena, com o time daqueles que foram e já voltaram. Nem todos de maneira digna, quase nenhum de maneira consagrada.

Nós todos, que gostamos de futebol, somos hoje testemunhas vivas de que os espertos tomaram conta daquilo que um dia foi nossa brincadeira preferida. O jogo de bola já não tem nada, nada de "bobinho". A nossa maneira singular de praticá-lo, a nossa maneira toda própria de interpretá-lo, não resta dúvida, deu ao futebol uma outra dimensão, que nem mesmo seus inventores foram capazes de dar. De que adiantou tudo isso?

Não houve virtude capaz de nos livrar da sede dos mercadores. E agora, que já sabemos que não podemos contar com a elegância, não podemos contar com o velho e bom ar romântico caindo como um véu sobre as pelejas, que já não temos direito a grandes doses de técnica apurada, começamos a perceber que já não temos nem mesmo o direito de ver o futebol. Não, não se trata de exagero. Foi-se também o tempo em que nós, torcedores, podíamos ligar a TV e assistir a um clássico, ou ao jogo mais quente da rodada. Podíamos fazer "planos de bola" para os domingos.

Primeiro decretaram que os jogos não poderiam ser transmitidos para a mesma cidade. Já não fazia sentido, diziam. As arquibancadas ficariam vazias. Mas esse tempo também ficou para trás. Hoje, não podemos sonhar em ver um clássico pela televisão nem mesmo quando ele é disputado em outra cidade. Calma, não se desespere, não se trata de uma pena perpétua. Poderemos, sim, acompanhar um clássico pela televisão, mas só quando for do estrito interesse da televisão. O interesse do torcedor já não interessa.

E não seja ingênuo a ponto de achar que pagar uma TV a cabo irá livrá-lo dessa terrível condenação. Esse tempo, meu amigo, também já passou.

As grades de programação, engenhosamente criadas por especialistas, terão sempre um jogo menos importante para justificar a mensalidade robusta que você se dignou a pagar.
Se quiseres voltar a ser soberano para decidir, como você já foi um dia, não haverá escolha, será preciso "pagar pra ver". E será com o dinheiro desse segmento, que cresce vertiginosamente de temporada para temporada, que os "homens de TV" seduzirão os cartolas na hora de negociar os direitos de transmissão. Com habilidade ímpar dirão a eles, homens ávidos por boas cifras, que é verdade, o dinheiro oferecido é o mesmo do ano passado, mas os lucros proporcionados por torcedores dispostos a ver tudo, prometem um salto imenso, e os cartolas, nem tão ingênuos assim, certamente, irão "pagar pra ver".

E nós, a torcida, continuaremos a ver apenas aquilo que eles quiserem, que eles deixarem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Vladir, talvez no dia em que nós torcedores agirmos pela razão e não pela emoção e pararmos de assistir futebol nos estádios e pela televisão, a coisa mude um pouco. A massa unida tem uma força que não se tem noção.

Mas eu realmente não tenho esperanças que coisa parecida aconteça... Infelizmente.

Como diz meu sábio padrinho, o futebol é ópio do povo. Seja como for...

Grande abraço.
Ton
waguaru@hotmail.com

Vladir Lemos, jornalista disse...

Caro Ton,

seria mesmo muito bom ver essa massa unida para mudar coisas absurdas. Ficamos na torcida. Talvez, um dia, ela tome consciência e decida entrar em campo, né?

É muito triste saber que aqueles que não podem "pagar pra ver", que não podem ter TV a cabo, e que não podem pagar "trintão" para comprar um ingresso de arquibancada, estão fadados a ficar sem o melhor do futebol.

Creio que, aos poucos, estão tirando até o tal "ópio" do povo. Grave, não é?

abraço

Unknown disse...

Vladir
E o que eles querem é que vejamos somente jogos do Corinthians ( falo aqui como residente de São Paulo ). É compreensível que tenha um número maior de jogos transmitidos pois possui , sabidamente, a maior torcida. Mas as transmissões em relação ao porcentual de torcedores de outros times é desproporcional. Sem contar que os jogos do Corinthians agora têm até legenda para os cantos da torcida. Não sei pra que fazer TVtimão se eles ja têm a Globo. E de graça.
Sou admirador seu! Grande abraço

Vladir Lemos, jornalista disse...

Caro Ronaldo,

as grades de programação chegam a ser maldosas com o torcedor. A lógica é o interesse...
Tempos duros

Apareça sempre

Abraço