terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

"O mar não tá pra peixe"

Os mais puritanos hoje vão ter que me perdoar. Sei que em meio às palavras que pretendo colocar aqui deixarei escapar uma certa simpatia pelos bares que irei descrever. Saber escolher um bar é ter o dom de selecionar ambientes, por mais que isso pareça contraditório. Se bem escolhido, acredito, podem até ostentar um adesivo onde se verá escrito: Freqüente Bar. Bar é cultura. Não, não sou um sujeito assíduo em nenhum. Mas os admiro.

No do Zé Ladrão, que há mais de cinqüenta anos atende o pessoal do bairro, o dono, cujo nome é previsível, bolou uma tática interessante para fugir dos “chatos da bola”.
Na parede do fundo Seo Zé, colocou o distintivo dos quatro grandes times de São Paulo, dependendo do acontecido em campo ele troca o símbolo, e acabou a discussão, acabou o sarro. Na maior cara-de-pau, no meio da conversa, ele é capaz de virar pro sujeito e dizer:
_ Porque você está me dizendo isso?
Mostra com os olhos o distintivo na parede, e confunde o adversário. Na verdade ele é corintiano, mas por motivos sabidos o distintivo do timão não tem andado por cima.
Já o do Santos figurou na ala de frente em muitas ocasiões, tempos atrás.

Essa, no entanto, não é a política praticada pelo grande concorrente do Zé para tratar os fregueses torcedores. No Bar do Celso, basta um passo adentro para notar que o lugar é, ao mesmo tempo bar, e um tributo ao peixe.
Quem freqüenta o Celso sabe muito bem, em dia de jogo importante, seja na capital, seja na Vila, não tem cerveja. Ele se manda. A decoração tem foto do Pagão, do Bob Marley com a camisa do peixe, e mais um punhado de coisas sobre o time.

A última vez que tinha estado lá foi no dia em que o Santos tomou uma sapecada do Juventus. Não havia rádio, nem televisão, quem chegava ia trazendo notícias. Avisei que já tava um zero para o moleque travesso, o celular do Celso tocava...e assim a coisa progrediu. Derrota por 3 a1. Nesta semana cumpri uma velha promessa, fui levar um presente para o Celso. Uma foto para fazer parte do acervo do bar. Pelé sentado no gramado, fotografado de frente, com um ângulo baixo e muito próximo. Pelé com o uniforme todo branco, amarrando as chuteiras, com um sorriso jovem. Falamos do time, da falta de jogadores revelados, dos perigosos parceiros de olho no clube. Da pindaíba que se abateu sobre os santistas.

Foi uma conversa de bola com medo do futuro. Sem aquela empolgação de antes.Falamos do Santos com semblantes preocupados. Uma visita breve, só para a cerimônia de entrega do quadro. Nos despedimos. E eu fui embora pensando... o Celso é o tipo de cara que mais tá sofrendo nesse momento.

8 comentários:

Anônimo disse...

See HERE

Anônimo disse...

Vladir, acho que entendi sua metáfora (se é que há uma). De fato, certamente o Celso é o tipo de cara que mais sofre nesse momento... O que é pior dentro do meu coração, quem poderia fazer alguma coisa pelo Celso, não está "nem aí" pra ele...

Onde fica esse bar do Celso? Se ele existir de fato e se é que eu já não conheço, gostaria de conhecer...

Grande abraço. Muita fé!

Ton
waguaru@hotmail.com

Anônimo disse...

CARA, TODA VEZ QUE VC APRESENTA O JORNAL DA CULTURA.. PUTZ.. É MUITO BOM.. VC É MUITO BEM DOTADO!!!

Vladir Lemos, jornalista disse...

Ton,

o Bar do Celso existe, claro. O do Zé Ladrão também.
Bom, ao menos o Molina se encarregou de dar uma alegria pro Celso, né?

Abraço

Vladir Lemos, jornalista disse...

Quanto ao jornal da Cultura, agradeço, e aproveito pra avisar que no sábado estarei lá.

Abç

Anônimo disse...

O bar do Celso fica no bairro de Perdizes, na cidade de São Paulo, na esquina das ruas Piracuama e Iperoig.

O bar do Zé Ladrão também fica em Perdizes, mas eu não sei o nome da rua.

Vladir Lemos, jornalista disse...

...o Bar do Zé Ladrão fica na Rua Apinajés, na altura do número quatrocentos.

É isso!

abç

Unknown disse...

We special for wall stickers for several years.
wall sticker made in our factory is Nontoxic,environmental-friendly, removable,reusable and do not damage your wall.They are easy to apply any smooth surface.
We can make varieties of designs for any size as to what you need,besides, customized designs and samples are available.
Welcome you to www.wallsticker.com.cn