quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Brasileirão rodada 31 - Segue o jogo

O momento de decisão colocará uma dose de Brasileirão na sua sexta-feira. E a decisão da qual eu falo é a eleição, não vá se confundir. O São Paulo estará em campo amanhã às sete e meia da noite, no Barradão, correndo contra o relógio pra mostrar ao seu torcedor que se o título tinha mesmo um quê de sonho a vaga na Libertadores ainda não lhe escapou das mãos. Garantir-se no torneio continental será uma espécie de tabua de salvação, um antídoto para não se afogar em águas revoltas e, de quebra, se livrar daquele tipo de torcedor que gosta de dar a certas metas  o peso de uma obrigação. Do outro lado estará o Vitória que eu diria tem como principal trunfo seu treinador. Carpegiani é o tipo de comandante que sabe muito bem como dar alma a um time. E nada mais capaz de complicar a vida de alguém do que um oponente que pode contar com esse tipo de virtude. 

Quando os dois estiverem saindo de campo Vasco e Internacional estarão entrando no gramado de São Januário.  E depois do empate colorado no Beira-Rio não soa exagerado dizer que o time vascaíno, se quiser sair melhor do que entrou, precisará fazer uma exibição quase redentora depois de ter naufragado na última rodada na Ilha do retiro.  O Santos, nas mãos do técnico Cuca, ganhou horizontes e pelo que se desenhou até aqui fará um duelo um tanto particular com o Atlético Mineiro pelo direito de jogar a Libertadores do ano que vem. E se tem alguém que pode provar o potencial do atual técnico santista é justamente o time mineiro que com ele  chegou onde jamais havia chegado. Como não é exagero dizer que o time da Vila anda melhor do que o clube. Mas permanência de Cuca, que ao que tem sido visto aumentaria as chances de um sucesso futuro, desafia o presidente santista, até o momento mais hábil em aumentar do que em diminuir a temperatura ambiente.  No sábado o Santos recebe o Fluminense, na Vila Belmiro, e  depois de fazer sua parte terá de esperar a noite de segunda, quando nosso país já terá um novo presidente, para saber a quantas ficará essa queda de braço. O Atlético Mineiro fará, em Fortaleza, contra o Ceará, a partida que fechará a rodada. 

Da parte dos dois imagino que caiba muito bem aí uma torcida para o Grêmio continuar se distraindo com a Libertadores depois de ter conseguido um grande resultado anteontem no Monumental de Nuñez  diante um River Plate pintado pela crônica como um bicho papão. O que dá ao jogo entre Grêmio e Sport um ar de obstáculo. Malandro, Renato Gaúcho sabe que é bom não dar bobeira e  exigir de um provável time reserva que faça do encontro com o time pernambucano o jogo de suas vidas.  Mas a cereja do bolo será o aguardado Flamengo e Palmeiras que se dará no Maracanã. Um tira teima interessante entre o líder e o vice-líder. Que façam um jogo a altura do que a partida representa, espero. Ao Flamengo a vitória dará um certo ar de renascimento e ao Palmeiras uma aura de ainda mais imbatível na luta pelo título. Sinceramente, até entendo a grita de Felipão e companhia, mas se alguma ausência lhe tirar o Palmeiras do caminho, não creio que terá sido a Deyverson, Lucas Lima ou Mayke, a de Bruno Henrique, talvez


* artigo escrito para o jornal " A Tribuna", Santos

2 comentários:

Reinaldo disse...

falta a capacidade as pessoas que trabalham no futebol, jornalistas e aos profissionais que trabalham dentro dos clubes de futebol em entenderem que só um time será campeão, não existe meritocracia ou justiça... Numa análise realista existem poucas chances de ser campeão! Veja, nacionalmente são duas; Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Continentais( Copa Sulamericana, Copa Libertadores e Torneio Intercontinental)

Os estaduais existem para darem uma maior chance de taça aos times que tem domínios regionais, no caso do SP ele tem mais 3 rivais em de mesmo nível ou superiores...

Digo isso porque em algumas análises, ou na maioria delas se entende que todo mundo pode e deve ser campeão, quando não é assim... Tipo o SP assim como todos estavam disputando um título do Campeonato Brasileiro, matematicamente no início as chances dele eram 1/18 avos, um em dezoito, como pode então a torcida cobrar título? Isso estou fazendo avaliando só a matemática, se você avaliar o contexto há times melhores então por consequência essas chances caem.

Tendo o pleno entendimento de o quão difícil é ser campeão como pode ter times que escolhem campeonatos de por consequência diminuem ainda mais essas chances?

Reinaldo disse...

Olá Vladir, gostaria de debater algo mais profundo...

Lanço a seguinte provocação aos profissionais do futebol;

"A maioria de vocês não tem o pleno entendimento do conceito de jogo duplo, ida e volta e ao gol com peso dobrado fora de casa".

Não se trata de desqualificar ninguém, espero de leia atentamente e veja que é uma crítica construtiva frente a insanidade que clubes como o Palmeiras fazem de maneira "consciente":

Sou palmeirense e assisti ao jogo contra o Boca em La Bombonera, e esse jogo sublinha bem a falta do entendimento da competição em si, veja o time do Palmeiras jogou fechado, por um contra-ataque (que não veio, isso nós debatemos antes a falta de interesse em jogar.) e no final perdeu o jogo por 2 x 0.

A ideia do time do Palmeiras como todo time visitante sobretudo brasileiro era empatar o jogo e tentar levar o 0 x 0 para casa. A partir daqui começo a minha tese...

Gol Fora com Peso Dobrado:

O gol fora valendo dobrado, diz que se o visitante fez um, o clube mandante deverá fazer dois, por consequência a vantagem não está em mandar e sim em visitar... Sei que isso é difícil de entender, mais vamos pegar o jogo de volta Palmeiras x Boca Jr.

Qualquer gol do Boca, obriga o Palmeiras a fazer dois... Um gol do Boca = Palmeiras obrigado a fazer 2, ou seja: Boca 1 x 4 Palmeiras; Boca 2 x 6 Palmeiras *já estou somando o resultado de 2 x 0 na ida.

Com isso afirmo o seguinte: Como visitante é melhor empatar com gols, quanto mais, melhor... Que empatar em 0 x 0 com o mandante seguindo a cartinha/ou o que sugere a maioria, isso é absolutamente insano!

A falta do pleno conceito de entendimento da regra faz os times irem de maneira planejada visitarem os adversários e pensando que se fizerem 0 x 0 estarão no lucro, quando na verdade estão jogando contra si, e abdicando da vantagem do gol dobrado que lhes é dado!

Vantagem para o mandante é qualquer resultado de vitória sem tomar gols ou empate sem gols dentro da regra do gol dobrado!

Como o Palmeiras abdicou da vantagem dada ao visitante, isso não quer dizer que Boca Jr. tbm o fará... Faz mais sentido atacar como um louco, como visitante para tentar fazer o maior número de gols, do que ficar fechado buscando o 0 x 0...

Jogo Duplo - Ida e Volta:

Os tais 180 minutos, infelizmente aqui na América do Sul não dou certo, pouquíssimas equipes sobretudo as brasileiras procuram jogar o primeiro jogo, e isso é histórico... Abdicam de 90 minutos por um 0 x 0, defendendo incansavelmente uma não vantagem 0 x 0 é vantagem para alguém? Isso você constata na Copa do Brasil, talvez lá o que obrigue os times a jogarem seja a premiação...

Por isso sou favorável a eliminar isso, faça-se mais fases eliminatórias dessa maneira você obriga as equipes a jogarem... Como vemos hoje em dia, nem com gols dobrado os visitantes parecem quererem jogarem, sobretudo os clubes brasileiros.