quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Sobre ser o melhor




Esse negócio de melhor do mundo é complicado. Veja, é difícil dizer que alguém tem sido melhor do que Cristiano Ronaldo. O argentino Lionel Messi perdeu o fôlego é fácil constatar. Mas quem não perderia diante desse português, verdadeiro fundista na modalidade de conquistar títulos? Não se deveria pautar escolhas tendo títulos como algo decisivo. Ao mesmo tempo é impossível não reconhecer o peso deles. Acho o Modric um grande jogador, do tipo que costuma levar desvantagem nesse tipo de disputa pelo estilo discreto. Mas esse sempre foi um traço de Messi , o que dá uma boa ideia do quanto o futebol dele se impôs. E quando se soma a um título europeu de clubes a condição de vice-campeão em uma Copa do Mundo fica difícil dizer que o dono de tais façanhas não estava credenciado para ser considerado o melhor do mundo. 

De qualquer modo, minha torcida foi sempre por Mohamed Salah. O egípcio pode não ser páreo pros outros nos quesitos aqui comentados, mas a meu ver foi o jogador que mais deu graça à temporada que vinha sendo julgada. Você talvez diga que o que estava em jogo não era um prêmio de jogador sensação. Certamente não era. Mas pelo que vi, e senti, ninguém provocou tamanha empolgação nos últimos tempos. E a prova de que o momento vivido por ele era mágico foi o desencanto que se abateu sobre todos na final da Liga dos Campeões, quando depois de um lance - fatídico como corre o risco de ser qualquer encontro com o espanhol Sérgio Ramos - acabou substituído. Na Copa todo mundo queria  ver Cristiano, Messi, Mbappé, não resta dúvida. Mas Salah tinha garantido um lugar nesse grupo. E gerou tamanha expectativa que fez muita gente imaginar que seu momento de alto brilho seria capaz até de incrementar a campanha do Egito no Mundial.  Exagero, como parece ter ficado óbvio. 

Enfim, o prêmio está em boas mãos. Agora, na qualidade de sonhador eu gostaria de ver reconhecidos atletas que mesmo sem títulos se mostram capazes de fazer muito pelo futebol.  Ser reconhecido quando se está imerso em conquistas é chover no molhado. E, olha, não dá pra entrar nesse papo de melhor  do mundo sem citar a brasileira recordista maior de troféus do tipo. Marta é imensa, não apenas por tudo o que representa mas, principalmente, por conseguir com seu talento tornar evidente o quanto o nosso país é incompetente quando o assunto é futebol feminino. Dona de seis títulos, imaginem como ela não poderia ser uma pessoa, digamos, dada a certos estrelismos. Exemplos, não nos faltam. Marta tem muito de Lionel Messi. Um futebol singular e certa simplicidade preservada. E não é difícil perceber que a contribuição dada por ela ao esporte está muito além das taças. Costumo brincar com os mais próximos dizendo que Marta, como Pelé, foi cruel, no bom sentido, com suas contemporâneas. Pepe, companheiro do Rei no Santos, para deixar claro isso definiu Pelé como um ET. O mesmo poderia ser dito por jogadoras como Cristiane e Formiga a respeito de Marta. É por essas e outras que faço uma observação. Muito se fala sobre nossos cinco títulos mundiais. Realmente se trata de algo notório, mas que por hora só faz do Brasil o dono do futebol mais vencedor. Ser o melhor, é outra coisa.
 .

Um comentário:

Reinaldo disse...

Foi injusto o Modric ser eleito o melhor do mundo, apesar do feito de levar a Croácia a uma final e mesmo sendo um baita de um craque de bola, mas o que fez C.Ronaldo e Messi em 2018 foi absurdo. Os 3 gols de CR7 vs a Espanha, numa seleção muito mais fraca, foi uma das maiores exibições da história do futebol.

O Messi jogou muito pelo Barcelona tbm... Acho que tantas temporadas seguidas nesse nível meio que anestesiaram as pessoas do quão incríveis esses jogadores são/foram.

Outra coisa injusta são alguns dizerem o absurdo de:

-Quando aparecerá outro Messi, CR7? Ou quem vai rivalizar ou chegar ao nível deles?

Como se Pelés e Maradonas nascessem crescessem em pés de bananeira...

Mais coisas absurdas que escutamos todos os dias... Me pergunto se alguém dissesse, quando surgirá outro Maradona, Pelé, Cruyff e Garrincha? Pra mim Messi e CR7 cada um a sua maneira, estão entre os 5 maiores futebolistas da história do futebol, tando no desempenho em performance individual e coletivo, quanto em títulos, mais de 10 anos numa performance absurda... São jogadores que aparecem a cada 50 anos, quem viu, viu...

Ainda acho mais absurdo quando falam:
-ah, mas o CR7 não tem a técnica do Messi.

Se ele tivesse, o nome dele não seria CR7, mas Pelé... É completo, ele tem mais gols que jogos no Real Madrird e tem mais de 140 assistência nesse mesmo tempo. Foi um craque como ponta no Man.United e ainda nos seus 33-34 está num nível de performance absurdo na Juventus como um jogador de lado, correndo, mais inclusive.

Já o Messi, dizem que só jogou no Barcelona e que nunca fez tanto pela seleção argentina, mas lá só tem jogadores fama, que não jogam bola, os tais pseudo-craques que tanto gostam de luvar;

Já sobre a "patriotada" de querer comparar o Neymar com eles, é algo muito maldoso, o Neymar é um craque, e temos que respeitar o potencial dele sem deprecia-lo, pois ninguém está no nível de Messi e CR7. Mesmo dentre os craques, existem níveis e temos que respeitar todos eles.

Acho que por exemplo o Neymar jogou mais bola que o Ronaldinho Gaúcho, pois o Neymar jogou por mais tempo pela seleção principal sendo o protagonista e único jogador numa seleção claramente com menos jogadores de nível que os que jogavam durante a época do R10.

Ele(Ney) jogou por mais tempo em alto nível, tem muito mais gols que o Ronaldinho G. pela seleção, mais títulos de liga e importância para tuas equipes, tipo a seleção brasileira, o paris, o Barcelona e santos sempre jogaram em função do Ney. Já o R10 muitas das equipes dele funcionavam sem ele, não jogavam em função dele, ele era sim uma peça importante porém não vital...

Na seleção, por exemplo... Nem ela(seleção) jogava em função dele, nem ele(r10) jogava para seleção, tanto que em 2010 ele não fez tanta falta assim, o nome do ney e do Ganso é mais lembrado que o dele, na Espanha conversando com torcedores do Barcelona eles dizem o seguinte, que o R10 teve 2 anos de Messi e Cr7, depois caiu muito por problemas físicos e de comprometimento, já em 2006 ele já estava muito lento.

Porém, tá cheio de lances de 15s do Ronaldinho pego em jogos aleatórias de 90 minutos, mostrando toda a "genialidade"... Nada contra mas, a comparação pode variar muito dependendo do elemento.

Porém é mais interessante eu ferir os sentimentos dele comparando com um nível absurdo do que comprar com nível médio do jogador brasileiro que o Brasil andou produziu nesses últimos 10-15 anos, será que o Neymar é melhor que Kaká, R10, Robinho, Diego, elano, Oscar, William e outros tantos? E olha que até em níveis de comprometimento com a carreira, tipo não estar gordo ou fora de forma nem dá para comparar.

Acho que último jogador que o Brasil produziu desse quilate foi o Romário, no nível de Messi e CR7.