sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Inspirado na camisa



Saibam, antes de tudo, que é tomado de certa saudade que teço esse nosso reencontro. Ando com a sensação de que o futebol ainda não começou pra valer, embora o debute de Alexandre Pato com a camisa do Corinthians e o clássico entre Santos e São Paulo tenham dado um bom empurrão. Dias atrás até achei graça num ocorrido. Ao chegar na padaria para a trivial tarefa de comprar alguns pãezinhos percebi que o cidadão ao meu lado se esforçava muito para provocar um papo de bola com o atendente, que se saiu com essa:

_ Futebol? Tá devagar, hein? Ainda não estou sentindo nada!

Mas que o sujeito disse isso com cara de quem tava louco pra começar a sentir algum sintoma, isso disse.Lembrei dessa passagem porque mesmo muito breve pareceu resumir o momento com excelência. E até por não estar sentindo nada demais também queria dividir com vocês a boa impressão que tive da nova camisa da seleção. Essa que o time estreou contra a Inglaterra.

Apesar de o discurso ser o de sempre, tecido não sei quantos por cento mais leve e não sei quantos por cento mais resistente, ou algo do tipo, suas linhas simples me deixaram pensativo. Depois de tanto tempo vendo o nosso futebol enchê-la de significado talvez tenha chegado a hora de deixar que a simplicidade da nova amarelinha nos aponte um caminho, nos sirva de inspiração.

De minha parte sempre achei simpática a figura do canarinho, embora deva ressaltar que dispensava a frase " nascido para jogar futebol", pois essa coisa de frase me soa um tanto americanóide e marqueteira. Mas como a tal frase e o canarinho estão escondidos no parte interna da gola, vá lá.

Espero que o Felipão perceba que precisamos é ser isso: a nossa boa e velha camisa, sem firulas a mais, nem semblantes carrancudos que nos façam lembrar do triste tempo dos militares que alguns por lá, pelo visto, ainda gostam de bajular. Aproveito pra dizer também que não me impressiono com esse jogo de estréia contra os ingleses.

Fico imaginando aqui se em outro lugar do mundo a expressão "vestir a camisa" tem tanto significado. Nada me tira da cabeça que os traços limpos da nova camisa da seleção sugerem uma lição. É uma pena que mesmo parecendo simples continue sendo tão cara. Na condição de símbolo nacional deveria ser acessível a todos que tivessem prazer em vesti-la. Numa era repleta de ensinamentos táticos a nova camisa da seleção parece dizer que precisamos simplificar. Mas o simples também exige inspiração. E estar inspirado não é fácil.

Nenhum comentário: