quinta-feira, 5 de abril de 2012

O artilheiro

O assessor de imprensa atende o telefone. Digo que gostaria de bater um papo com o artilheiro do Campeonato Paulista. Adianto que na minha modesta opinião o goleador não tem tido a atenção que merece.

O interlocutor se mostra um tanto contrariado com meu ponto de vista. Diz que estou enganado. Lista alguns veículos que já fizeram matéria com o rapaz e me avisa que um carro de reportagem da TV Bandeirantes acaba de sair do clube e, enfático, diz que a pauta era justamente Hernane, o homem-gol do Paulistão.

Imagino duas possibilidades. A primeira é que eu realmente estava com a impressão errada. A segunda, que esta semana tudo mudou. Levo, por vaidade talvez, a segunda mais em conta. Encontro alguns motivos pra isso. Já na segunda-feira os jornais traziam a notícia de que Hernane estaria na mira do Palmeiras. Além do mais no sábado o Mogi Mirim, time do artilheiro do torneio, será o adversário do líder São Paulo na abertura da penúltima rodada dessa longa fase de classificação do estadual.

Nem por isso minha curiosidade esfriou. Confesso, inclusive, que cheguei a pensar que se tratava de alguém mais rodado. Mas Hernane, que passou pelo São Paulo em 2007, ainda nem completou vinte e seis anos, e do jeito que a coisa vai tem tudo para engrossar a lista de jogadores que depois de amargar o desprezo dos grandes acabam, de alguma forma, lhes seduzindo.

Hernane chegou ao Mogi Mirim no início da atual temporada depois de defender o Toledo, do Paraná, a Catanduvense e o Paulista de Jundiaí. Antes do São Paulo, na sua ficha consta que o pequeno Atibaia foi o primeiro clube do jogador. De lá pra cá, pelo visto, Hernane apurou muito sua vocação pra goleador.

A tentativa de papo foi em vão. Ter de encarar assessores pouco dispostos a fazer esse meio de campo é fato comum pra nós, jornalistas. Mas a intuição me diz que não devo desistir. Alguém que nasceu na pequena Bom Jesus da Lapa, pequena cidade baiana que fica a quase oitocentos quilômetros de Salvador, que veio dar os primeiros chutes como profissional em Atibaia, que viu o São Paulo não fazer questão de segurá-lo e que conhece muito bem o futebol que vive de cifras modestas, deve ter boas histórias pra contar.

Fiz uma pesquisa rápida, sem nenhum método científico, a fim de testar se isso fazia sentido ou se era apenas um delírio meu. Alguns não souberam dizer quem era o atual artilheiro do Campeonato Paulista, também teve gente que só conseguiu dizer que era "aquele cara do Mogi". Não cheguei a conclusão alguma. Mas não são poucas as vezes que me basta a curiosidade.

Fiquei sabendo que na cidade em que Hernane nasceu se faz a segunda maior festa religiosa do Brasil. A Romaria de Bom Jesus. E que o santuário do lugar fica em uma gruta descoberta há mais de três séculos, antiga morada de onças. Por aqui o garoto que saiu de lá vai colocando as garras pra fora.

Desde que o Campeonato Paulista começou Hernane já viu seu nome em muitas manchetes. Aí vão algumas delas. "Com dois gols de Hernane Mogi vira e bate Comercial fora de casa". "Com dois gols de Hernane Mogi bate Oeste de virada". E até: "Artilheiro Hernane marca gol mais rápido do Paulistão".

Pra não matar vocês de curiosidade, claro, vou dizer quando foi. Foi no dia em que o Mogi enfrentou o Linense, em Lins, e venceu por dois a zero. Hernane precisou só de dezessete segundos pra colocar a bola na rede. Agora me diz, vocês acham mesmo que esse rapaz, que até aqui marcou treze gols, três a mais que Neymar, está tendo mesmo o tratamento que merece? E antes de ler estas linhas você sabia quem era o artilheiro isolado do Campeonato Paulista?

E olha que são várias rodadas nesse isolamento, viu?

Nenhum comentário: