quarta-feira, 28 de março de 2012

Os homens da FIFA estão reunidos.

Os homens da FIFA estão reunidos. E o que vem de lá é de doer. O argentino Júlio Grondona, vice-presidente da entidade, disse que " A copa do mundo é da FIFA e ela apenas ocorre no Brasil". Grondona é um ícone do que o futebol tem de pior. Desde 1979, como homem forte do futebol argentino, resistiu a nada menos do que quatro ditadores, nove presidentes e um papa, como bem anunciava uma matéria escrita por Ariel Palácios para o Estadão em 2009.

O encontro dos executivos da FIFA deixa transbordar um mar de lamentos. Ora, se estão tão descontentes assim com o Brasil deveriam pegar a Copa e... levá-la para outro lugar. O acordo assinado com o nosso governo, inclusive, reza que a FIFA tem esse direito até o meio do ano, e que a decisão não implicaria em multa, nada.

Mas o que me causou indignação ainda maior foi saber que o argelino Mohamed Raouraoua, integrante do Comitê Executivo da FIFA, teria insinuado que falta a Dilma poder para se impor diante do Congresso e da base aliada. "Qual é o poder real da presidente do Brasil?" questionou o sabichão.

É bom que o tal Mohamed fique sabendo que a presidente Dilma acaba de vetar a utilização de recursos do FGTS para obras não só da Copa, como também dos Jogos Olímpicos de 2016. E não foi a primeira vez, não. A Câmara já havia lhe enviado essa proposta.

A presidente justificou a decisão dizendo que a proposta desvirtuaria a prioridade de aplicação do Fundo, que segundo ela deve continuar tendo como foco os setores previstos em lei, fundamentais para o desenvolvimento do país.

Uma decisão que deixa no ar a boa impressão de que temos no poder alguém, que ao contrário de muitos, está ciente de que tem uma história e um nome a zelar.

Nenhum comentário: