quinta-feira, 21 de maio de 2009

Urgentes... são as manchetes !

O nosso longo campeonato de sete meses mal começou e já podemos detectar nas entrelinhas o coro dos descontentes. Quando o acontecido confirma o que já se sabia, é uma coisa. Caso do Santos, que está longe de impor o respeito de outros anos, e tem muita coisa pra acertar, muitos problemas pra resolver. Ou até mesmo do respaldado Palmeiras, que apesar de todos os recursos, há tempos anda em dívida com a torcida. Deve aquele futebol vistoso sugerido no início da temporada.

Mas no caso do Corinthians e do São Paulo a coisa muda de figura. O time do Parque São Jorge resgatou sua antiga condição. Atravessou em grande estilo a fronteira entre a segunda e a primeira divisão. Está novamente lado a lado com os maiores rivais, e não deixa dúvida de que voltou pra valer. Aí o time leva um gol de Nilmar, bonito é verdade, mas que ainda assim continua sendo um único gol. Depois vai até o Engenhão, não sai do zero a zero, não marca mas não leva, e começa um tremendo zum zum zum, porque esse não passou a bola para aquele, que falou não sei o que para aquele outro. Como assim, ?

Mas o rei das picuinhas pra mim é o São Paulo. E que ironia, justamente o time mais vencedor da história recente do nosso futebol, que começou a temporada perdendo seu jogador mais representativo e depois viu outros atletas do elenco às voltas com problemas, alguns nada simples. Apesar de tudo isso sofreu um mísero um a zero para o Fluminense, e por causa de um gol que o tricolor Maurício não voltará a fazer tão cedo. E na segunda vez que entrou em campo, pode não ter sido maravilhoso, mas arrancou um empate. E não se trata apenas disso.

O time do Morumbi - graças às decisões da Conmebol - passou dezessete dias sem entrar em campo pra valer. Há quem diga que é bom, há quem diga que não. Pois eu me limito a dizer que no mínimo não é normal. Mas quem leva em conta esses detalhes? Ora, se há dirigente no Morumbi insatisfeito, é porque não quer, ou não tem interesse, em reconhecer os feitos do próprio clube.

Ou alguém acha que é possível chegar ao título três vezes seguidas sem ter sido eficiente? Vamos imaginar que Muricy deixe o cargo. As portas de outros grandes clubes estarão abertas no dia seguinte. Meus amigos, ponham os pés no chão, estamos só na segunda rodada. Tenham a sabedoria de relaxar, não se rendam ao ritmo insano das manchetes.

Outra coisa, o passado nos ensinou que só dá pra ter uma boa ideia do que vai ser esse nosso Campeonato Brasileiro quando se fecham as famosas janelas do futebol europeu. E ainda tem a Libertadores, a Copa do Brasil. Seguimos condenados a ver em campo times poupados. Times mistos. Times sei lá o que.

Enquanto a coisa não esquenta de vez, pense na vida, leve as crianças pra dar um passeio, faça o que bem entender porque até os jogadores de Palmeiras e São Paulo, que farão uma das partidas mais esperadas da terceira rodada, estarão pensando em outra coisa quando entrarem em campo no domingo.

Quer saber no quê? Na Libertadores. Isso mesmo. Ninguém vai dizer. Niguém vai admitir. Mas o Campeonato Brasileiro ainda não chegou, o Campeonato Brasileiro vem aí.

Nenhum comentário: