quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Uma vitória virtual



Se vocês soubessem detalhes da minha vida digital diriam que eu enlouqueci ao escolher um tema desses. Talvez. Digo isso porque ainda faço fotos com filme, escuto música em discos de vinil e , como costumo brincar com os amigos, trabalho em TV aberta. Mas não pensem que é tudo. Até hoje pago conta no caixa eletrônico, não uso aplicativo de banco e quando compro pela internet imprimo o boleto. É mole? Em outras palavras, sou um sujeito atropelado pelo tempo.

Esse tempo implacável que traz consigo aquela cara de total descaso, de quem não toma conhecimento de nada. Mas o fato é que domar o mundo digital mais do que ser um desafio é uma exigência. Tentar driblá-lo é uma coisa, não reconhecer sua importância, outra. E por mais que questões demográficas e econômicas sejam decisivas para os números de que vou falar creio que o Santos tem algo a comemorar.

Faço essa afirmação porque no recém divulgado ranking digital dos clubes brasileiros de futebol o time da Vila só fica atrás do Flamengo e do chamado trio de ferro, formado por Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Exatamente nessa ordem, de acordo com os números publicados pelo Ibope. Com seus mais de oito milhões trezentos e setenta e quatro mil seguidores o Santos está na frente de clubes como o Grêmio e todos os outros ditos grandes do Rio. 

Tem vantagem de mais de um milhão de seguidores em relação ao Vasco, o melhor colocado entre eles. O time de São Januário, aliás, é seguido pelos mineiros Atlético e Cruzeiro. O time santista não conquistou essa condição agora. Já figura nesse patamar há algum tempo, ainda que os números de que trato sejam deste mês de fevereiro. A coisa é dinâmica. E nesse universo o Flamengo, que ocupa a ponta da tabela, acaba de ultrapassar a barreira dos vinte e oito milhões de inscritos, beirando os vinte e nove. 

No calor de uma fase pra lá de bem sucedida só em janeiro conseguiu colocar na conta rubro-negra mais setecentos e trinta mil inscritos. E no último mês de novembro, no auge da temporada passada, tinha alcançado a melhor marca da série histórica -  medida desde julho de 2016 - ampliando em nada menos do que um milhão e oitocentos mil seu número de seguidores. A diferença para o Corinthians, segundo colocado, é de pouco mais de cinco milhões. 

Por dever de ofício, já que acompanhar o conteúdo virtual dos clubes é algo que se impôs à crônica esportiva, tenho observado de perto a construção desse patrimônio. Não tenho detalhes de bastidores para analisar como a questão está sendo tratada pela atual diretoria e se vai no caminho certo, mas acredito que a atenção dada por profissionais de gestões anteriores à TV Santos, por exemplo, teve papel fundamental nesse resulatdo. 

E devo registrar também que não tem sido raro ouvir comentários elogiosos ao material que o clube divulga na rede. Não será fácil se manter.  O Grêmio que tem seguido o Santos de perto está entre os clubes que mais viram sua base digital crescer no último mês. Os mais descrentes do mundo digital dirão que querem ver é gol, mas eu, com toda minha veia analógica vos digo: se trata de uma vitória.

* artigo escrito para o jornal " A Tribuna", de Santos

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