quarta-feira, 9 de maio de 2018

O futuro é logo ali

The Argus - Roger Dean*



Você abre o seu jornal, agora no smartphone mesmo. Já faz algum tempo deixou de ler a edição impressa que lhe tomava um espaço danado na mesa e ainda exigia certa habilidade no trato com as páginas. Coisa que seu avô e seu pai faziam com maestria, mas uma arte que você no fundo sabe que nunca dominou. E essa limitação ainda lhe era literalmente jogada na cara toda vez que ainda insistia em abrir o jornal em uma manhã qualquer  quando o vento soprava com alguma valentia. Nas mãos do pai não. A vida não lhe deixa esquecer. A intimidade do velho com as folhas era tamanha que nas mãos dele pareciam imunes ao vento. 

Pequenas provas de que o tempo passou. Só na CBF as coisas permanecem as mesmas. A entidade ainda é presidida por Rogério Caboclo elegido por Del Nero pouco antes de a FIFA decretar o banimento dele do futebol para todo o sempre. A idade lhe fez indiferente a muitas coisas mas não conseguiu aniquilar seu interesse pelo jogo de bola. Por isso você adiantou as tarefas do dia. Chegou em casa mais cedo e agora está prestes a ver a mais nova criação da FIFA, essa espécie de Mini Copa. Oito seleções tiradas de um também recém criado torneio de nações que prometem divertir-lhe pelas próximas duas semanas.

No fundo o que espanta é como tudo foi feito a passos largos. Não faz muito tempo nem se cogitava mover as peças do futebol mundial de modo que a Copa pudesse ter seu papel minimamente ofuscado. Mas o que é que não se faz nessa vida por míseros 25 bilhões de dólares. Os poderosos do mundo árabe que um dia compraram os direitos da seleção brasileira, depois garantiram uma Copa no Qatar, não iriam mesmo parar por aí. Até porque nunca lhes faltou dinheiro pra comprar o mundo. Fato é que este outubro de 2021 soa futurista como nem mesmo os carros elétricos que prometiam inundar as ruas conseguiriam ser. 

Antes que soe o apito você se apressa em abrir sua cerveja vegana. Sabe-se lá o que é isso. Mas foi prometendo ser exatamente isso que ela lhe foi vendida e foi por isso que você se deixou seduzir por ela. Agora todo ano ímpar será assim. Essa tal Final 8, uma espécie de fase final do tal torneio de nações engolirá polpudas cifras da mídia e lhe condenará a assistir uns dez minutos de comercias antes que os pretensos melhores times do mundo desfilem suas capacidades raras na tela sensível ao toque de sua TV muito pra lá de Smart. Você envelheceu. E como dizia um antigo slogan da Coca Cola: é isso aí. Agora, o mundo é exatamente isso aí. Só faltava você querer que ele fosse o mesmo depois que a Copa do Mundo deixou de ser algo sagrado.   



* Roger Dean, ilustrador inglês, famoso por seus trabalhos para bandas, como Yes.  

Nenhum comentário: