terça-feira, 10 de abril de 2018

Guardiola, o diferente




"É um prazer treinar esta equipe. Fiquei satisfeito por termos perdido da forma como perdemos. Não gosto de perder e estou triste porque queríamos ser campeões. Mas a forma como jogamos foi incrível. Estou muito feliz. Não posso ter qualquer tipo de reprovação"


Palavras do técnico do Manchester City sobre a virada que o time dele sofreu para o Manchester United. Detalhe: o City vencia por dois a zero e foi derrotado por três a dois.

 

3 comentários:

Reinaldo disse...

Olá Vladir, boa noite. Quero trazer outra discussão que modesta parte julgo interessante e em parte tem haver com o seu texto, sou palmeirense e não consegui assistir ao jogo entre Palmeiras e Boca Jr... Motivo, baixo nível técnico... Quem assistiu aos jogos da Champions, assistir ao nível sulamericano dói aos olhos. Não sei se como pode haver tanta diferença! É quase outro esporte o preguiça ball kkkkk

Aqui pensando após um período, vejo que a revolução do futebol moderno, veio a partir dos dois toques e reposicionamento que veio com o Guardiola no Barcelona que ele dirigiu, tanto que era um time que jogava muito mais sem a bola, com o time se reposicionando de maneira ininterrupta em torno do jogador que tem a bola dando a ele as opções passe e saída de jogo, a partir desse reposicionamento tivemos os volante infiltrando como homem surpresa, marcações pressão no campo do adversário, times que se movimentam de forma constante sem a bola dando opções de passe tanto que a figura do centro-avante acabou no futebol moderno e o segundo volante virou meia armador, assim como as obrigações de preencher espaço. O messi mesmo, numa temporada fez mais de 40 gols num campeonato espanhol mais do que qualquer centro-avante. Tudo isso foi a revolução do Barcelona do Guardiola.

Reinaldo disse...

Trazendo para o futebol brasileiro e tentando explicar o falta de qualidade, acho que está na hora das pessoas debaterem o básicos antes de partir para o avançado... O que se vê em qualquer um dos times de série no Brasil é uma deficiência absurda no fundamento "passe" e aqui cito todas as formas dele, passes curtos de 3 a 5mtrs, passes médios de 6-20mtrs e longos de mais de 20mtrs. Sejam por baixo ou por cima; Dificuldade no tempo do passe e na força do passe, se muito fraco a marcação chega, se muito forte não há domínio. Os cruzamentos e escanteios são passes só que com maior velocidade e só vc notar o número absurdo de erros! O passe é o principal fundamento do jogo de futebol, numa partida de alto nível são trocados de 800-1000 passes. Outro fundamento que é mal tratado aqui é o Domínio de bola, tem que ser rápido! Aqui o que se vê é muito dificuldade em se dominar uma bola.

Falando das retrancas, por que os times aqui tem tanta dificuldade de furar uma retranca? Simples por que a maior dos times têm domínio medíocre de passes curtos facilitando o encaixe de um bloco de marcação(compactação) que geralmente é algo de 10mtrs sobretudo por zona, lembrando que se vc ver um time retrancado, pelo alto verá que o desenho dele circula a bola, num passe longo ou médio bem feito(na velocidade e força certas.) quebra uma defesa. 95% dos jogadores do Brasil dominam mediocrimente o passe curto. os jogos aqui são predominantemente de passes curtos, lançamentos explorando a profundidade e velocidades dos pontes inexiste aqui, tabelas de um/dois rápido tbm não tem, por que não dominam e tempo de passe, nem força de passe e nem domínio de bola. Por isso que ficamos refém de um drible por que o restante inexiste.

Outra questão, por que o futebol moderno é de dois toques? domina e passe e sem a bola se reposiciona dando a opção de passe... Para evitar que os jogadores adversários voltem as posições corretas, após algo como, um bote mau feito ou um contra-ataque desperdiçado... Há espaços que são naturalmente criados em erros do adversário e em dois toques abre a possibilidade de se explorar isso com um boa troca de passes, passes rápidos e precisos. Num time moderno um jogador faz os dois toques em 3s e na sequência já procurar dar opção de passes e isso é seguido pelo time. Mas aqui não, um jogador passa de 7-15s com a bola do pé, os jogadores não se reposicionam para serem opções de passe e defesas adversárias dão risadas por que pelo tempo gasto penteando a bola dá a chance dela se re-organizarem a todo o instante. Então o ataques das equipes são os melhores treinadores de defesas kkkkk


Olhando a diferença entre o futebol sulamericano e o europeu, é o sulamericano é um condutor de bola, ele demora muito com a bola no pé e precisa correr muito com a bola e fazer deliver de bola com centenas de passes curtos de no máximo 5 mtrs quase que geralmente mau feitos ou dando dribles para quebra linhas e os companheiros não se mexem. Já o europeu é muito mais rápido, ele passe mais rapidamente e perfeitamente, e olhando sem a bola ele comum ver eles trotando pelo campo procurando serem a melhor opção de passe se reposicionando a todo instante.

O sulamericano corre muito erradamente na minha opinião... Confunde atletismo, ou cem metros com a bola no pé com fazer a bola rodar no campo. o certo seria, tocar mais rapidamente a bola em dois toques, dar passes de todos os níveis de distância e os companheiros sem bola se mexerem de verdade dando opção.

Unknown disse...

Só fazendo uma adição, por que ficou parecendo com se eu esnobasse o passe curto, não muito pelo contrário. O Barcelona do Guardiola era um time de passes curtos. mas, com dois toques, cada jogador passava no máximo 3s com ela no pé antes de passar para alguém e sobretudo os jogadores corriam mais sem a bola dando opções de passe ao companheiro(trotando pelo campo de jogo a todo instante para dar opções de jogo e posicionamento.). Fazendo uma síntese era um time de dois toques, com 3s com a bola no pé, com passes curtos corretos, na força certa e precisos, movimentação constante de pelo menos 4 jogadores com possibilidade de recepção de bola, calma na construção da jogadas, a posse de bola vinha dessa calma na construção das jogadas. Do aspecto defensivo era um time de colocava muita gente numa faixa de campo pequena dificuldade a saído do adversário(marcação alta).


Agora imagina se aquele time fosse no nível sulamericano onde os caras cagam para o fundamento passe. Seria somente uma tentativa. O jogo do Guardiola era fundamentado em jogadores de bom passe e capacidade de movimentação, tanto que o Ibrahimovic mesmo sendo muito técnico não conseguiu jogar.