quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O futebol na boca do povo


Todo mundo sabe que onde se fala de futebol pra valer é na feira, na pelada com os amigos, no trabalho, na mesa do bar. O que se vê fora disso é ofício. Só o torcedor é verdadeiramente livre. E foi pensando nisso que lembrei do Jorjão, de quem até já falei aqui. O cara segue lá no almoxarifado, como bom corintiano, torcendo mesmo é pro Brasileirão acabar. Disfarça, mas tá numa contagem regressiva danada! Não é à toa que vira e mexe deixa escapar no meio do papo:

_ Faltam quantas rodadas mesmo?

O Zé Carlos, da manutenção, é da mesma estirpe. Polido, a seu modo, não é desse tipo de corintiano que costuma descer a lenha no Rodriguinho. O alvo da vez. Sempre teve um ar calmo e, gozando de boa vantagem, andava parecendo budista. Mas depois da derrota pro Botafogo não sei, não. O São Paulino Silviano, que também já citei aqui, gosta de consultar os astros. Parece conformado com o inferno astral que o time dele atravessa. E se o conheço bem não deve ter tido das estrelas sinal forte de a coisa pode mudar rápido. De olho no céu defende o seguinte:

_ O ano podia ser do leonino Rodrigo Caio, que é Galo no horóscopo chinês. E este é o ano do galo. Mas Dorival é ariano. E ariano e leonino sempre duelam pra ver quem manda mais. Aí Dorival anula o Rodrigo Caio. Quem tá num ano bom é o Petros, serpente no ano do Galo.

Já o santista, Manoel Viúdes, editor de imagem com bagagem no ramo  de fazer frente a vivência de um Zagallo tá que é só desgosto. Foi capaz, vejam vocês, de quase perdoar o tropeço diante da Ponte, que todo mundo sabe é time encardido. Mas depois do que aconteceu diante do Vitória e do Sport, pintou na redação no outro dia que até o olhar tava diferente. De tão desapontado foi sucinto:

_ O Santos tá melancólico.

Mas aí eu caí na besteira de sugerir que a vitória sobre o Atlético Goianiense trouxe alguma esperança. Pra quê? O homem deixou transparecer sua fúria: 

_ Era só o que me faltava! Empatar com o lanterna na Vila! Mas tá tudo uma bagunça mesmo. Não duvido de mais nada.   

Nenhum comentário: