quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Viva os corneteiros!

O corneteiro é um nobre. Figura das mais notáveis no futebol. Pensando bem talvez só o secador seja páreo pra ele em importância nesse mundo da bola tão fértil para a tiração de onda. E hoje pinto aqui na área cheio de disposição para lhe fazer uma elegia. Não sem motivo. Não sei se vocês  viram com que dose de deselegância o jovem goleiro da nossa seleção sub-20, depois da vexatória campanha no Campeonato Sul americano, se dirigiu aos jornalistas. Palavrões à parte, acusou-os, inclusive, de cornetagem. Como se ser corneteiro fosse algo menor. 

O desabafo me deixou com a pulga atrás da orelha e vou já lhes dizer a razão. Ao ouvir aquilo fiquei com uma preocupação monumental. É que o modo de falar me fez levar em consideração a possibilidade de que um jovem que está sendo preparado para defender a meta da seleção brasileira não tenha nível de conhecimento suficiente para fazer a diferenciação. O que seria um quase analfabetismo ludopédico e o impediria de colocar as coisas no devido lugar. Ora, crítica é uma coisa,  cornetagem outra. E sou capaz até de entender que exista gente por aí que  confunda uma com a outra tão parecidas que são. Mas não um boleiro.Seja como for, sigamos.

O futebol sem a figura solene do corneteiro seria destituído de parte de sua alma. O corneteiro é tão fundamental que precisa estar presente sempre. E sabemos disso tão intuitivamente, que não raro nos flagramos fazendo esse papel ou damos de cara com gente as pessoas mais improváveis aceitando fazê-lo. Juizes, artistas, presidentes de clubes e até padres. Acho, inclusive, que não tardará o dia em que o San Lorenzo acabará colocando Sua Santidade, o Papa, nessa situação. 

Além do mais, a falta de humildade para as críticas, dado o exagero da reclamação, sugere que o jovem goleiro, Caíque, não esteja ciente de que nossa seleção sub-20, apesar de tantas derrapadas recentes, ainda é a maior vencedora do torneio com onze títulos, quatro a mais do que os uruguaios e seis a mais do que os argentinos. O que justifica expectativas. E foi a primeira vez em vinte e oito edições do torneio que o Brasil terminou pela terceira vez seguida fora das três primeiras colocações do hexagonal. Logo, não foi à toa - nem por cornetagem - que uma matéria sobre o assunto tenha tratado como tragédia o fato de o time brasileiro sub-20 não ter conquistado vaga para o Mundial da categoria. Ainda que eu ache que tragédia é outra coisa. Mas diante dos resultados sou capaz de perdoar a alusão. 


O que jamais perdoarei é que se trate o corneteiro como um qualquer. Dia desses ainda voltarei ao assunto para lhes contar a versão que mais gosto do que levou o sujeito que não pensa duas vezes pra soltar o verbo contra o seu time ser popularmente chamado de corneteiro. Até lá e sempre,respeito !

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Vladir, tudo bom?

No Sr. Goool (www.srgoool.com.br) temos um plugin que disponibiliza tabelas, classificações, rankings de público, estatísticas e simuladores.

Caso tenham interesse, todos os detalhes estão no link abaixo:

http://www.srgoool.com.br/Noticia/Turbine-seu-site-ou-blog-com-as-ferramentas-exclusivas-do-Sr.-Goool-SrGooolCompartilha

O Sr. Goool disponibiliza dados das Séries A, B, C e D do Brasileirão, Brasileirão Feminino, assim como de todos os Estaduais, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Liga Sul-Minas- Rio, Copa Sul-americana, Recopa, Copa Suruga, Libertadores, Mundial de Clubes, UEFA Champions League, UEFA Europa League, os principais campeonatos europeus (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português), MLS, futebol feminino e os campeonatos de seleções (principal / masculino e feminino).

Também estamos à disposição para maiores informações!

Abs