quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Será que ainda dá?

No imaginário dos torcedores dos times que figuram neste momento com sessenta pontos ou mais na tabela de classificação do Brasileirão essa tem sido a grande questão. Menos para os Palmeirenses que, do alto dos seus sessenta e sete pontos, podem se dar ao luxo de formular a questão de maneira diferente. Enquanto os outros pensam se ainda dá o palmeirense sente o coração palpitar quando se pergunta, secretamente: será mesmo que vai dar? 

Claro que a situação do time alviverde é melhor, mas a agrura vivida é muito parecida. E isso muito me diz porque gosto de lembrar sempre que em matéria de futebol a diversão vai muito além dos números.Independentemente de um enxergar o Brasileirão de um ponto mais alto do que o outro há - pairando no ar - uma brutal incerteza que os iguala. Iguala e tempera essa reta final de campeonato. Ou vocês aí precisariam da matemática pra saber que se o Palmeiras deixar o título escapar o acontecido será visto com ares de tragédia e surpresa? 

Que cruzem os dedos os Atleticanos, os Flamenguistas, os Santistas, que esmerem-se ao praticar a vossa melhor mandinga porque, é lógico, ainda dá. Ensaiem sem cessar as velhas manias. Saquem a camisa amuleto, a cueca da sorte, deixem-se afundar naquele canto do sofá que garante a alegria. A rodada promete. O Santos irá ao Moisés Lucarelli encarar a Ponte. O Atlético Mineiro ao Couto Pereira duelar com o Coritiba que ainda tem um tanto perto do pescoço a afiada faca da degola. No Maracanã o Flamengo - que tanto fez os rubro-negros perguntarem se dá - ficará cara a cara com um Botafogo que a essa hora repousa muito além do lugar onde sua sofrida torcida esperava ter chegado. E não é tudo. Porque a pergunta, no fim, não vale só pra quem sonha com a glória. 

A incerteza não ronda só a cabeça de quem alcançou a trigésima quarta rodada em condição de ser campeão. No Morumbi São Paulo e Corinthians farão o clássico que em matéria de rivalidade mais cresceu nos últimos anos. Os dois já não podem nem imaginar um final de temporada com alguma taça na mão. Mas tão trágico quanto um Palmeiras sem título será um Corinthians sem vaga na Libertadores do ano que vem. Coisa com a qual gostaria de sonhar também o tricolor paulista que deverá encarar o embate com o rival como a derradeira chance de emprestar alguma graça a tão desastrada temporada. 

Será que ainda dá? Pra quem? 

Nenhum comentário: