sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Olhando a tabela do Brasileirão!

Tive a impressão de ter ouvido em algum momento que as últimas três rodadas do Brasileirão deste ano teriam todos os jogos disputados no mesmo horário. Recorri ao Google e nada encontrei que amparasse isso. Mas encontrei lá uma notícia de 2010 anunciando que nas das últimas rodadas os jogos do Brasileirão daquele ano seriam todos no mesmo horário. Se foram mesmo...a ver. 

Mas não foi este ano que andamos para trás. Nos anos que se seguiram a 2010 esse cuidado se deu só na derradeira rodada. E, de cara, quando olho a tabela isso me causa incômodo. Botafogo e Corinthians disputam uma vaga na pré-Libertadores, por exemplo. E o que se dará? O time carioca entrará em campo uma hora antes de seu adversário direto. É um detalhe, é! Mas não é certo.

Os menos chatos do que eu dirão que os jogos-chave estão posicionados no mesmo horário. E eu vos digo: o que são exatamente jogos-chave? Dizer uma coisa dessa é como aquela chamada que anuncia o jogo mais importante da rodada. Jogo principal pra quem, ô cara pálida?, seria o caso de perguntar. A importância depende do coração de cada torcedor.

O Internacional, por exemplo, estará em campo às cinco da tarde do domingo. Vai receber o Cruzeiro, no Beira-Rio. O time colorado tem três pontos a menos do que o Vitória, que está uma posição à frente, e neste momento é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Mas o Vitória só entrará em campo ás oito da noite. O que pode significar ter de lidar, além de tudo, com a pressão exercida por uma possível vitória do Inter. Ou com a "tranquilidade" de saber que o Inter não venceu.

E assim vamos. O Grêmio, outro exemplo, só quer saber da Copa do Brasil, certo? Certo. Mas vamos supor que o Botafogo perca e o Corinthians também. Então, uma vitória poderia colocar o time gaúcho entre os seis primeiros, e esse pode não ser o objetivo do time, mas saber que se, de repente, algo der muito errado na Copa do Brasil, ainda haverá a possibilidade de chegar à Libertadores pelo Brasileirão não deixa de ser confortante. E se os resultados de Corinthians e Botafogo por ventura acontecerem o Grêmio estará sabendo, pois só entrará em campo às sete e meia da noite do domingo.

Colocar todos os jogos no mesmo horário seria um problemão para a grade de programação da TV ? Sim, mas nem tanto. Conteúdo para ser exibido existe. Do que não se abre mão nesse caso é da possibilidade de tirar o máximo proveito do produto comprado. Ainda pra que isso seja preciso deixar o futebol brasileiro um pouquinho menos justo.               

Nenhum comentário: