quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Questão de gosto


Sem rodeios. Vamos direto à questão! Esqueça por uns minutos, se for capaz, o time que você escolheu pra chamar de seu. Deixe de lado aquele pudor sem sentido que costuma ameaçar o bom senso quando o assunto é futebol. Responda com franqueza: neste momento qual é " o time" ? O Corinthians ou o Santos ? Será necessário coragem pra responder, pois de outro modo, tô cansado de saber, cairemos naquele papo de estilo. Que o time de Tite é mais isso e o do Dorival mais aquilo. Que um parte pra cima e o outro estuda o adversário. Que um, mesmo não sendo tão plástico tem mais conjunto. Que o outro tem o futebol mais bonito mas é claramente mais vulnerável. Mas se formos por aí chegaremos com a dissecação a tal ponto que, sem nos dar conta, estaremos falando em compactação. Que um time se posta em não sei quantos metros. É, meus amigos, o vocabulário do jogo de bola tem se enriquecido na velocidade da luz. Se é que isso pode ser chamado de riqueza. 

Mas essa questão com ar de provocação me veio à cabeça depois de ler uma entrevista do técnico Muricy Ramalho, que perguntado sobre como anda a relação dele com o futebol e sobre os times que ele gosta de ver jogar, mandou na lata: " no Brasil tem dez jogos acontecendo de uma vez só e, como tenho que escolher, o time que vejo é o Santos. Depois o Atlético Mineiro. São times vistosos, de velocidade, saída de bola rápida". A resposta de Muricy provocou, claro, uma outra pergunta com um quê de óbvia. E o Corinthians, não seria de empolgar? Muricy, diante desse questionamento definiu seu paladar ludopédico assim: "O Corinthians é bom. Muito tático. É só uma questão do que eu prefiro ver do futebol". 

Não cometerei a canalhice de colocar o nobre leitor nessa sinuca de bico sem dizer o que penso a respeito. Meu voto é pro Santos. Voto que pode ser visto como suspeitíssimo. Mas se digo isso é por me render à beleza. Acho o estilo santista mais bonito. Mas faço minhas as palavras do Muricy quando ressaltou que, apesar do que tinha afirmado, o trabalho feito por Tite é um belo trabalho. Digo mais! O Corinthians é competitivo demais, cascudo mesmo. Fazer o que se sou do tipo que crê que beleza é mesmo fundamental ? Mas e você, se só lhe fosse dada a chance de nosso próximo domingo assistir a uma única partida, e se o seu coração a essa altura já não estivesse totalmente tomado por alguma cor, a quem assistiria ? Não pensem, de qualquer modo, que consideraria uma afronta se me dissessem que é impossível responder a essa questão com seu coração já tomado de certa cor, seja ela qual for. 

Nenhum comentário: