quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Nosso futebol anda carente de verdades


O que vocês acham que seria capaz de dar alguma graça a esse futebol previsível que temos visto? Eu acredito que uma dose de verdade, é isso que pode nos salvar dessa mesmice. Vejam só. Outro dia Palmeiras e Fluminense estiveram frente a frente. Não que a partida que valia uma vaga na final da Copa do Brasil tenha sido de todo sem sal. Mas o que me encantou nela foi uma situação que se desenhou depois. 

Terminado o jogo o atacante Fred cruzou com a mãe do zagueiro palmeirense, Vitor Hugo, na zona mista da Arena do time alviverde. De primeira lhe pediu uma foto. Uma vez feito o retrato a senhora aproveitou para lhe dizer o que pensava. Disse ao astro do tricolor carioca que era sua fã mas que estava chateada com o que tinha acabado de ver. E o que tinha visto deve ter sido o que o filho dela definiu como um cara malandro, que chega forte e é meio maldoso. Mas por razões fáceis de adivinhar o zagueiro ao comentar o estilo do adversário não esqueceu de completar a declaração dizendo que se tratava de algo normal. 

Olha, já que anda difícil salvar o futebol em campo que seus protagonistas sejam capazes de, ao menos, interpretá-lo de modo mais nobre e profundo. Exemplos de que isso é possível existem, como fez no último final de semana Dátolo, do Atlético Mineiro. O argentino - que acabara de marcar o bonito gol da vitória do time mineiro - ao ouvir o pedido do repórter pra que falasse da partida não iniciou seu discurso falando do gol marcado e sim admitindo ter tomado a decisão errada em um outro lance em que o certo teria sido acionar um companheiro e não tentar finalizar como ele tinha feito. Nobre, ou não ? Querem mais?

Andamos às voltas com verdadeiras aberrações em matéria de arbitragem não é isso? É! Mas até hoje nenhum dos nossos árbitros foi capaz de falar de seus sentimentos como fez o homem que apitou a final da Copa Argentina. Depois de marcar um penalti em que o jogador tinha sido derrubado quase um metro antes da linha da grande área e de ter validado um gol em impedimento, Diego Ceballos, explicou o ocorrido dizendo que era um ser humano e que tinha se equivocado, nada mais. Em seguida completou a declaração com um tom confessional, disse que não estava conseguindo dormir, que tinha ficado mal e que estava consciente de que se tratava do maior erro dele em toda a carreira. Agora me digam, já viram algo nessa linha dito por um dos nossos? 

E pra que não me acusem de me pautar por exceções, digo-lhes que dias atrás ouvi Guardiola revelar que trazia consigo um sentimento de que os títulos que ele conquistou nos dois primeiros anos à frente do Bayern tinham o mérito do antecessor dele. Quer sinceridade maior que essa?  Pois são declarações desse tipo que me fazem crer que um pouco de verdade faria um bem danado ao nosso futebol.           
           

Nenhum comentário: