quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Alguma coisa está fora da ordem

Leio as notícias e o refrão de Caetano Veloso que dá título a este artigo me vêm à cabeça. A Holanda foi eliminada, não estará na Eurocopa. Vejam só! A Holanda que começou a última Copa goleando a Espanha, na época atual campeã do mundo. A Holanda que depois disso seguiu com um estilo bonito, jogando com uma intensidade de impressionar, sendo a responsável por dar à primeira fase daquele Mundial um tom surpreendente. E as eliminatórias da Eurocopa trouxeram outra surpresa: a Bélgica! Isso mesmo, os belgas deixaram pra trás a Alemanha e a Argentina e tomaram o topo do ranking da FIFA.

Por falar em Alemanha, o submundo da bola também começa a feder por lá, deixando Franz Beckembauer um tanto parecido com Michel Platini. A possível compra da Copa de 2006, e o papel de Beckembauer nisso, já não é novidade pra muitos alemães. O mundo do futebol neste momento é um castelo de cartas ao vento. O número de envolvidos em milionárias falcatruas só aumenta.

Por aqui, cartolas se uniram para criar uma Liga e ao baterem na porta da CBF receberam dela um ok. Sinal de que a entidade começava a aceitar um outro papel, menor. Ainda que não saibamos os detalhes do que foi tratado. Mas eis que dias depois o presidente da Federação Carioca vem a público dizer que em 2016 a Sul-Minas não acontece. E o que faz a CBF? Pressionada, volta atrás e decreta que a decisão dependerá de uma Assembléia. Talvez não seja o caso de dizer que as coisas estão fora da ordem, mas  que já não existe ordem, nem uma nossa, nem uma mundial. Só uma desordem total. 

Vejam essa questão dos clubes que emprestam jogadores. Entre eles é feito um acerto que enquanto durar o empréstimo o jogador cedido não poderá enfrentar o clube que detém seus direitos. Alexandre Pato tem sido o mais retumbante exemplo desse disparate. Pois bem. O ato é proibido pela FIFA. A CBF no início do ano decretou que a prática estava proibida no Brasil, mas só valeria para os contratos assinados a partir de maio. Ora, se a prática é lesiva e proibida pela FIFA porque não decretar seu fim de uma vez ? Um profissional nem deveria depender da CBF ou da FIFA pra isso, já que se trata de impedir alguém de exercer o próprio ofício. Mas o futebol, sabe como é !? Um mundo à parte, em que a justiça dita comum não deve se meter. Lógica visivelmente perversa. E assim a letra de Caetano vai ecoando aqui na minha cabeça e fazendo cada vez mais sentido pro futebol, pro mundo. É que "  tudo parece/ que era ainda construção/ E já é ruína".

Nenhum comentário: