quarta-feira, 29 de julho de 2015

Vejam só !

Haja paciência com as coisas do futebol. Na recente Copa América nada de prorrogação em jogos eliminatórios. Algo difícil de engolir. Nem vou entrar nessa de dizer que penalti é loteria. Acho que é uma questão de se respeitar a magnitude do evento. Pois se um torneio de seleções continental já não tem esse direito, não tardará o dia em que algum iluminado decretará que a Copa do Mundo também será disputada assim. Com direito a prorrogação só na final. E os homens de TV, podem crer, não irão reclamar. 

Essa questão atual da Copa do Brasil é outra coisa mal resolvida. Como pode uma eliminação de um torneio nacional significar garantir uma vaga em um torneio internacional? É ou não é esquisito? Na esteira disso fica sempre aquela desconfiança de que a derrota tenha sido optativa. E mais! Agora vieram com essa das Eliminatórias. Determinaram que Brasil e Argentina teriam suas posições pré-determinadas para evitar que outras seleções não tenham que encarar brasileiros e argentinos em sequência. Qual a lógica? Se ao menos o Brasil fosse aquele de outros tempos vá lá. Os argentinos sabemos que estão aí na condição de vice-campeões mundiais. Mas na bola hoje mais terrível pra qualquer seleção talvez fosse pegar Argentina e Chile na sequência. Sorteio é sorteio, ou não é? Sem contar que feito dessa forma se garantiu que o jogo será na terceira rodada, ou seja, logo depois de Neymar ter cumprido a suspensão que lhe foi imposta. O tal fair-play deveria ser algo que se estendesse a todas as questões envolvendo o esporte. 

Outro detalhe é a inclusão dos times mexicanos na Libertadores. A velha força da grana, o interesse dos patrocinadores. Aceitação que resulta em um River Plate já classificado para o Mundial de clubes da FIFA mesmo perdendo a final. E não é só. O regulamento prevê ainda que, além do time mexicano não poder ficar com a vaga, também não pode fazer a partida final em casa, mesmo tendo campanha melhor. E nesse caso bota melhor nisso. Pois o argentino River Plate teve simplesmente a pior campanha do torneio e os mexicanos do Tigres, a segunda melhor, atrás apenas do Boca Juniors. 

E antes de me despedir só queria lembrar mais alguns detalhes depois de termos terminado o Pan na frente de Cuba. Respeito o suor e o trabalho de qualquer atleta. E embora cada modalidade deva ser analisada em separado, o Pan está longe de ser parâmetro. Vejam só! De todos os ouros que conquistamos em Toronto apenas dois deles garantiriam uma medalha na última Olimpíada. O do canoísta, Isaquias Queiroz, e o do nadador, Felipe França. Mesmo o ginasta cubano Erick Lopez, desbancado agora do posto de atleta mais premiado da história do evento pelas vinte e três medalhas do nosso nadador Thiago Pereira, jamais pôs no peito uma medalha olímpica. 

Nenhum comentário: