quinta-feira, 23 de julho de 2015

Respeitável? O público !

                                                            Foto: Guga Matos/JC imagem

Tenho certeza de que em algum momento o nobre leitor já se pegou tentando entender o que se passa com o time do São Paulo. É realmente intrigante. Foi-se o tempo em que eu comungava com aqueles que faziam sempre questão de lembrar que o time do Morumbi é dono de um dos melhores elencos do país. Não que o elenco seja ruim. Está longe disso. Mas está longe também de ser melhor do que outros. Se você duvida pegue o elenco de algum outro time brasileiro de ponta e compare posição por posição. Mas não se deixe levar pela emoção. 

Quando for comparar o Paulo Henrique Ganso com outro meia leve em consideração o futebol que ele tem apresentado nesta temporada. Depois tome o mesmo cuidado ao analisar o atacante Luis Fabiano, os zagueiros e por aí vai. Não estranhe se você acabar espantado com o resultado final da comparação. Já disse em outros momentos e volto a dizer. Torço pelo sucesso de um técnico estrangeiro entre nós, antes de mais nada, porque isso talvez nos abra de vez a cabeça. É só olhar. Em qualquer país que tenha um futebol respeitável há técnicos de várias partes do planeta. A razão é simples. Eles não estão nem aí se o cara é de um canto ou de outro. O que prevalece no mercado é a capacidade profissional. É com ela que o cara se impõe.

E se acabei caindo nesse assunto é porque vejo o colombiano Juan Carlos Osório cada vez mais num beco sem saída, tendo de comandar um time onde todo mundo se acha no direito de reclamar e no qual, praticamente ninguém tem mostrado futebol em tamanho suficiente pra colocar essa banca toda. Mas, Juan Carlos Osório, não nasceu ontem. Já sentiu o campo minado em que está pisando. E deve ter começado a sentir o chão lhe escapar assim que viu a diretoria tricolor se desfazendo de parte do elenco que tinha acabado de lhe entregar para comandar. Sem falar no tamanho da crise que jamais lhe foi confidenciada e que o impediu de ter nas mãos um elenco com salários em dia. 

Será que com todas as verdades postas na mesa o São Paulo conseguiria ter seduzido um treinador com o currículo de Juan Carlos Osório? E se pudesse voltar no tempo, depois de tudo o que viu nos últimos tempos a respeito de comportamentos e folhas de pagamentos, será que teria aceitado o convite para desembarcar nessa nossa dura realidade? O momento do São Paulo, o desafio imenso do seu técnico estrangeiro, dizem muito sobre o futebol brasileiro, que nem sei se anda merecendo estádios cheios como vimos no último final de semana. Mas é bom notar que, de uma forma ou de outra, nosso velho jogo de bola ainda respira. 
 

Nenhum comentário: