sexta-feira, 5 de junho de 2015

Nem tudo é novo


Dias antes de o Brasil estremecer com a detenção de José Maria Marin na Suiça uma outra notícia deixava os brasileiros mais cientes de que para os homens do futebol o que interessa é a grana. Contratos revelados pelo jornalista, Jamil Chade, mostravam que a CBF é obrigada a colocar em campo um time formado por medalhões. Estava explicado, talvez, porque Dunga nunca se sensibilizou com o clamor público que em outros tempos pedia Neymar e Ganso na seleção. Ou porque mesmo depois de levar de sete a seleção não se reciclou. O atual presidente da CBF ao ser questionado na ocasião da revelação disse que o contrato não era tão ruim assim. Mas depois de ver o parceiro de longa data acabar na prisão não pensou duas vezes pra dizer que contratos  - ainda que assinados antes da chegada dele ao comando -seriam revistos. Depois, deixou Zurique às pressas. 

De volta bradou que não tinha nada a ver com isso. Interesses são muitos. O do russo Vladimir Putin ao atacar os Estados Unidos pode ser o de proteger a Copa de 2018 que, ao que tudo indica, o país dele ganhou na mão grande. O dos americanos pode ser vingar a derrota sofrida na escolha da sede do Mundial de 2022, que eles queriam. Ou dar um basta em não ter a mínima influência a FIFA. A verdade é que o circo se refaz. Em 2011, pouco antes de Blatter ser reeleito o clima não era nada ameno. O processo da falência da ISL - maior agência de marketing esportivo do mundo, que negociava os direitos de transmissão da Copa para a FIFA - assombrava muita gente. Em especial dois brasileiros:Ricardo Teixeira e João Havelange. 

Os dois, por isso, tiveram de sair de cena. Deixaram o Cômite Executivo e a presidência de honra da FIFA, respectivamente. O que ficamos sabendo é que tinham feito um acordo com a justiça suiça pra devolver dinheiro de propina. Diante dos fatos Blatter dizia que, a partir dali, seria tolerância zero. A terra deu mais algumas voltas e ele admitiu que tinha conhecimento das propinas, mas que em outros tempos isso não era crime por lá. Ah! Os paraísos fiscais. Romário, ao ver a bola pingando na área chamou meio mundo de ladrão. E ladrando conseguiu assinaturas para uma CPI. O enredo tá revigorado. Mas há no ar algo do tipo esse filme eu já vi. CPI ? Já tivemos outras. Sobre a seleção ter de escalar titulares, já no final dos anos 1990 a revelação do contrato firmado entre a Nike e a CBF causava indignação. O acordo exigia que a seleção tivesse sempre, ao menos, oito titulares em campo. Ou seja, o enredo dessa vez ficou quente, com agentes do FBI em cena, Blatter entregando o cargo e, nenhuma novidade, Ricardo Teixeira indiciado. Mas mudar o futebol é outro lance.

Nenhum comentário: