quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A lojinha dos caras


Sabem, sou cismado com teorias que faz tempo tentam nos vender como salvação. Não suporto, por exemplo, ouvir alguém justificar privatizações dizendo que não há saída. Se o serviço ficar na mão do governo estará fadado a ser ineficiente. Nossa realidade é essa, não discuto. Mas quero crer que um dia  seremos capazes. Um dia teremos  noção melhor daquilo que devemos entregar a terceiros. Se não é viável um Estado que cuide de tudo, também não dá pra sair por aí abrindo mão das coisas em nome do aclamado Estado mínimo. Mas não estou querendo cavar um lugar entre os articulistas de política ou economia, nada disso. 

É que questões parecidas me assombram quando penso na nossa seleção, que neste momento segue reunida depois de ter goleado o selecionado turco em Istambul. Digam se é muito delírio pensar que se um time representa um país deveria ser gerido por ele. É delírio? Mas a lógica do mundo é outra.. e as seleções uma espécie de paraíso fiscal dos cartolas. 

A partir daí o que se dá é óbvio. Os interesses do time passam  a não ser os nossos. Eles vendem os jogos da seleção pra um xeque cheio de dinheiro, que por sua vez cria o Brazil Global Tour e leva nosso time pra bem longe da gente. Ou seja, essa paixão de muitos nada mais é do que a lojinha dos caras. E, ao contrário do que costumamos ouvir por aí, os donos dela não são exatamente uns ignorantes. Podem não ser modernos, mas  não dormem no ponto. E o que me faz acreditar nisso são algumas atitudes tomadas por eles nos últimos tempos. Vejamos. 

Os clubes querem receber quando seus atletas estiverem na seleção. Eles resistem. Resistem, mas molham a mão dos atletas que lá estão com bônus que são acertados a cada jogo. E enquanto os clubes se veem ameaçados por não honrarem o pagamento dos direitos de transmissão a CBF prefere não correr risco e divide com os jogadores cinco por cento do que recebe por isso. Melhor se cercar de garantias. E não deve ser por outro motivo que agora vieram com essa história de dar aos presidentes das federações estaduais, leia-se seu colégio eleitoral, um salário de quinze mil reais. 

Os donos da lojinha estão carecas de saber que seja qual for a área de atuação aliados descontentes são um perigo. Que o diga a presidente Dilma. No mais, seguimos sonhando com um futebol que já não temos, Mas eles... eles  estão preocupados mesmo é em fazer a lojinha faturar alto

Nenhum comentário: