quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sobre a nossa condição de torcedor



Um país como o nosso que diz ter deixado para trás anos de chumbo deveria se sentir um tanto traído quando um árbitro de futebol se sente com autoridade suficiente para mandar retirar uma faixa das arquibancadas. Sabemos que quanto menor a autoridade mais problemático costuma ser lidar com ela.

Acredito que o caso da torcedora do Náutico que teve a sua faixa censurada no jogo contra o Atlético Goianiense deveria ser levado às últimas consequências. Precisamos saber a exata dimensão do quanto somos livres nas arquibancadas. Ao menos, se ficasse decidido que o torcedor só tem o direito de fazer por lá o papel de animador de auditório, estendendo sobre a cabeça cartazes de conteúdo idiota, os descontentes poderiam se mobilizar para tentar acabar com essa mordaça.

Pois se irão mexer no Estatuto do Torcedor para liberar bebidas alcoólicas e atender aos interesses da FIFA, seria possível nos garantir por lá esse direito. A arquibancada, afinal, pode ser a nossa maior e mais retumbante tribuna. O Speakers' Corner tupiniquim, onde reivindicaríamos o que bem quiséssemos.

Depois do episódio no Recife ouvi de tudo, e de gente muito esclarecida. Ouvi, por exemplo, que havia coisa mais importante a ser dita do que " não irão nos derrubar no apito". Mas e se o assunto fosse mais sério poderia? E se eu fosse ao estádio com uma faixa dizendo "Os políticos do meu país me dão nojo"? Passaria?

Também ouvi gente dizendo que liberar qualquer faixa transformaria as arquibancadas num circo. Não creio. O bom senso acabaria fazendo uma seleção natural. Uma faixa imbecil seria vaiada. Só o pertinente teria força para ocupar esse espaço, ou o cômico, mas haveria uma seleção. Outra versão para diminuir a importância da faixa foi a de que elas não são necessárias, pois o torcedor tem a voz e pode muito bem dizer aquilo que pensa.

Ora, pobre dos que não perceberam no episódio o poder da palavra escrita. Deveríamos lutar pelo direito à livre manifestação nas arquibancadas. No último final de semana os torcedores da Catalunha, no clássico entre Real Madrid e Barcelona, usaram o nobre espaço para defender a polêmica causa separatista e mostraram muito bem o poder do que é estampado ali, mostraram que estão cientes dessa possibilidade. Mas as oportunidades passam, e rápido.



Nenhum comentário: