sexta-feira, 18 de abril de 2008

No ritmo frenético do planeta

A semana que se vai mostrou que o esporte segue o ritmo frenético do planeta. Um turbilhão de fatos a nos empurrar na direção do futuro. O baixinho Romário, depois de driblar muito jornalista com a tal notícia, afirmou estar aposentado. Notícia que eu, aliás, continuo tratando com desconfiança.

O Corinthians de Mano Menezes, ficou roxo de raiva com a provocação do dirigente goiano - aquele que falou da uva, sabe? - perdeu por três a um, e está diante de um desafio enorme. Ainda que a Copa do Brasil seja um vôo muito alto para um time que tenta se reerguer, permanecer vivo no torneio daria ao elenco alvinegro uma confiança tremendamente necessária nesse momento.

Teve ainda aquela cena da levantadora Fernanda Venturini, que depois de pedir um lugar na seleção de vôlei para o técnico José Roberto Guimarães, o encontrou durante um evento na última terça-feira, o que ofuscou até a presença do Ministro do Esporte, que também estava por lá. Fernanda está afastada das quadras há muito tempo, mas afirma que, convocada, se apresentará em forma. Apesar de reconhecer o talento de Fernanda, acho difícil acreditar nisso quando se trata de um esporte tão exigente quanto o vôlei. Mas acredito na capacidade do brilhante Zé Roberto pra resolver essa equação.

A semana teve ainda a dramática vitória do Santos sobre o Cúcuta, que levou o peixe até as oitavas-de-final da Libertadores. Será que os torcedores, outrora descontentes, já conseguem enxergar alguma qualidade no técnico Emerson leão?

A semana revelou também o fim da passagem do talentoso-problemático Carlos Alberto pelo São Paulo. O tricolor, apontado por muitos como um exemplo de administração, deixa transparecer cada vez mais o ambiente pouco saudável cultuado por alguns de seus dirigentes. E isso explica, ao menos em parte, a tensão estampada no rosto de Muricy Ramalho.

Mas o futebol é mesmo cruel. Ronaldinho Gaúcho que o diga. O jogador foi praticamente ignorado em uma pesquisa feita por um jornal espanhol com a intenção de eleger o gol mais bonito do Barça. Aposto que você, de imediato, já deve ter lembrado de uns dois ou três lances memoráveis dele com a camisa do time catalão.

E a semana que chega promete ser tão agitada quanto essa que parte. No domingo, no clássico decisivo entre Palmeiras e São Paulo, jogo duro mesmo quem vai encarar é a Polícia Militar, que chamou a responsabilidade, e precisará mostrar que o Parque Antártica é seguro.

Custei a acreditar numa manchete que dizia: “Torcida Notifica Ministério Público...”. Sempre achei que fosse papel do Ministério Público fazer isso. Uma alegação para a notificação é que o espaço reservado para os visitantes não comporta os dois mil e duzentos torcedores previstos.

É ou não é muita emoção para uma semana que ainda nem começou?

Nenhum comentário: