sexta-feira, 4 de abril de 2008

Corintianos santistas

Dizem que em Santos há mais corintianos do que santistas. Algo nem sempre fácil de explicar para o torcedor que vem de outras paragens. Tá certo que até hoje ninguém contou, tudo bem. Mas conheço histórias que fortalecem essa crença. Aos desconfiados devo dizer que não aceitar essa realidade pode ser ainda mais traumático.

Por exemplo, naquele fatídico jogo em que o Ricardinho fez o gol nos acréscimos, lembra?
O duelo valia vaga na final do Paulista de 2001! Pois é, tenho um conhecido, muito conhecido, que estava vendo o jogo com o irmão e nem acreditou quando viu o Santos fazer um a zero no time do Parque São Jorge. A partida era no Morumba e ele sabia que o adversário, naquele momento, tinha um futebol mais consistente. Sentindo a pressão. Olhou para o lado, e disse:

_ Não pode deixar empatar. Tem que virar assim.

De repente, PUM! O Corinthians empatou com Marcelinho!E ainda era o primeiro tempo.> Naquele domingo se recusou a sofrer. Desligou a TV, e decidiu sair esfriar a cabeça com um banho de mar. E assim o fez.

Já era noite escura quando saia da água e não segurou o pensamento:

“Que será que tinha acontecido? Nem um rojão, nada. O empate era do Santos.
Não deu? Acabou?”

A curiosidade nem bem havia passado pela cabeça quando ouviu uma tremenda gritaria que nascia em um dos quiosques à beira-mar. Saiu em disparada, convencido de que uma festa daquela, na beirada da praia, não podia ser para comemorar um gol do Corinthians.

Se aproximou e tentou, em vão, olhar a TV. Mas era muita gente pulando, eufórica.
Um rapaz acompanhava tudo, e percebendo sua aproximação se virou. E ele perguntou, seco:

_ Gol?
_ É!

E, com o rosto iluminado por um enorme sorriso, o rapaz concluiu:

_ Ricardinho!!! Inacreditável !

Como não queria arrumar confusão, deu meia volta silenciosamente, tentando fingir que era exatamente o que esperava ouvir. Bom, nunca mais duvidou que existam mais corintianos do que santistas em Santos.

Resgato a história, e lembro que a partida entre Santos e Ponte Preta será também um fino duelo entre a razão e a emoção para os corintianos. A dependência de um “resultado paralelo” - como elegantemente definiu o técnico Mano Menezes - proporcionará um amálgama de alvinegros. Lhes fará cúmplices de um certo sentimento.

Uma rara oportunidade para esse velho conhecido voltar a questionar a hegemonia corintiana em terras praianas. Uma rara oportunidade.

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu estava neste dia no Morumba foi chocante nunca vi tanta gente chorando junto sofremos demais, e desde daquele jogo nunca mais o Corinthians ganhou do Santos FC pelo Paulistão.

Como disse o PVC em seu blog é os 8 segundos mais longos da história.

Vladir Lemos, jornalista disse...

Caro Eduardo,

diria até que são oito segundos eternos...né?

Anônimo disse...

Vladir Lemos aquele dia ficará marcado por todo a minha vida de uma coisa eu sei que não morro do coração aquele dia ele foi forte.

Anônimo disse...

Eu só queria entender Vladir Lemos porque o Mano Menezes disse na coletiva que o Santos FC só fez sua parte no finalzinho. Mas que parte? O Santos FC não tem obrigação de ajudar nenhum time e o pior é que o Corinthians perdeu e ainda fica falando mau do Santos FC.

Anônimo disse...

Continua fazendo média com corintiano, Vladir!? hahaha!! Fracos do ibope. Com esse tipo de comportamento, pode até conseguir ibope da massa e das detenções, mas não significa que é bom profissional. Sinto pena do Cartão Verde e da Cultura.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

Vladir Lemos, jornalista disse...

Osmar,

concordo que o texto, de certa forma, parece fazer "média" com os corintianos. Mas, fique tranquilo, só parece.

Vladir Lemos, jornalista disse...

Eduardo Gomes,

acho que o que explica a declaração do Mano Menezes, sempre tão reflexivo, é o momento em que ela foi dita. Não acha?

abç

Unknown disse...

Caro Vladir,

Segundo pesquisa encomendada pelo grupo A Tribuna de Santos, há aproximadamente 01 ano, a torcida do Santos é muito maior que a do Corinthians na Baixada. Não recordo-me os nº´s agora, mas posso garantir de que não há dúvidas pela pesquisa, de quem tem mais torcida.

Creio que você como jornalista, pode levantar facilmente essa informação e divulgá-la aqui no seu blog.

Abraço.

Augusto Amatussi

Vladir Lemos, jornalista disse...

Caro Augusto,

antes de mais nada agradeço a visita. E aproveito pra dizer que irei atrás dos números dessa pesquisa, claro. Apareça sempre.

abraço

marcio disse...

Vladir,


Nasci em Santos, e atualmente resido em Fortaleza.Quando morava em São Paulo, estava assistindo o programa "Mesa Redonda", quando o pseudo jornalista Chico Lang informou que a torcida do timinho era maior que a do Santos, até na baixada. No dia seguinte, lhe enviei um e-mail com a pesquisa da Tribuna , e anteriormente ( antes da fase Robinho )houve outra pesquisa do Lance, que mostrava a divisão de torcidas no estado de São Paulo, segmentada por regiões, e em todo o litoral paulista a torcida do Santos era do mesmo tamanho que a do timinho. Mas na cidade de Santos , Guaruja, Cubatão e São Vicente, a nossa torcida era muito maior.

Um abraço,

Vladir Lemos, jornalista disse...

Marcio,

espero em breve publicar os números aqui.

Abração