quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Uma Copa pra esquecer?


Há uma verdade implícita no futebol que costuma jogar a favor da cartolagem: o resultado. Isso mesmo, o resultado. Detalhe que os mais críticos costumam dizer que certos comentaristas usam como álibi. Mas o resultado pode ser mais perverso do que isso, embora no fim das contas seja absolutamente inocente. A verdade é que quando um clube triunfa pode ter cometido os maiores absurdos na gestão, pode estar com a corda no pescoço em matéria de finanças que tudo soa azul. E isso me veio à mente ao ficar sabendo que a FIFA decidiu deixar o Brasil fora do roteiro que o troféu da Copa do Mundo faz pelo planeta.

Serão 50 países de seis continentes. Na América do Sul visitará o Chile, a Argentina e a Colômbia. A justificativa oficial é que o nosso país ficou fora por ter sido a última sede. O que me fez pensar que nem na hora da justificativa a entidade fez algum esforço. Afinal, nesse giro planetário o troféu passará pelos últimos sete países-sede. Motivo bem mais plausível é que a CBF e a FIFA têm patrocinadores rivais. Em outros tempos a influência dos brasileiros sobre a cúpula do futebol dificilmente teria permitido que o Brasil fosse excluído. Mas com as entranhas cada vez mais expostas a Copa do Mundo de 2014 é algo que todos os envolvidos querem tornar cada vez menos evidente e a visita teria efeito contrário. 

Foi a Copa que desfigurou de vez o Maracanã e que embora tenha dado aos corintianos o estádio que eles tanto sonhavam não permitiu aos mais sensatos a possibilidade do orgulho pleno. E nem vamos falar da Arena Pantanal visivelmente frágil desde sempre, do estádio erguido em Brasília que não merecia ter pra si o nome de Garrincha. E é aí que faço a costura com o que afirmei no início pois, pra aumentar o desespero dos que tramaram tudo, a Copa de 2014 não trouxe consigo um resultado que pudesse aplacar esse dissabor. 

Ao contrário, carregaremos pra sempre aquele sete a um, que se interpretado pelo viés dos fatos hoje em dia pode muito bem ser encarado como a cristalização de tudo o que se fez de errado em nome do nosso futebol. Tudo saiu às avessas e naquele fatídico julho de 2014 o futebol, como quem impõe um castigo, não nos deu nada. Nem um resultado que os cartolas pudessem usar como escudo, como fazem desde sempre. É certo que a visita do troféu não mudaria muita coisa, mas a ausência dele parece uma pista de que aquela é uma Copa que alguns preferem esquecer, quando na verdade o que precisamos é passa-la a limpo.

8 comentários:

Adilson Delaim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adilson Delaim disse...

Independe do resultado final nas quatro linhas, O QUE MAIS IMPORTA É $E O re$ultado fora dela$ foi $uficiente. PEN$O EU!

Vladir Lemos, jornalista disse...

Delaim

Eu penso que foi uma bandalheira danada
que nos deixou uma conta imensa que pagaremos
ainda por mais de duas décadas.
Por isso, escrevi: não é pra esquecer, não.
É pra ir atrás de tudo o que foi feito de errado.
Porque muita coisa, ainda que não seja moralmente legal,
não tem como ser enquadrada. Se é que me entende?

Abraço

Unknown disse...

Olá Vladir, estou tendo muitos problemas para te mandar uma mensagem e a outros influenciadores da mídia esportiva, sou admirador de seu trabalho e gostaria de sua reflexão nesse assunto que considero importante e que vem degradando nosso futebol. É uma critica sobre o futebol jogado no Brasil. Desde o final dos anos 90 até o início dos anos 00 o futebol brasileiro vem mudando e já alguns anos acho que chegou em seu ápice, o futebol praticado no Brasil é defensivo! Como vc sabe nosso DNA sempre foi ofensivo, com certa displicência tática. Acontece que no futebol moderno a transição diz que o um time deve se defender sem a bola, todos os jogadores preencherem espaços e com a bola atacar. O futebol jogado aqui só acontece a primeira opção, sem a bola todos os time geralmente defendem bem, mas com a bola a eficiência é muito baixa, a maioria dos times abdica de atacar, quase que todos ele quisessem só se defenderem, o que eu cobro dos times é que façam a transição e não somente preenchimento de espaços e o futebol jogado parece que os times estão prontos para somente se defenderem, a transição diz que o time deve estar pronto para atacar com a posse de bola e defender sem a bola os 11 preenchem os espaços vazios, ao ter a posse da bola vejo que de maneira geral todos brasileiros não sabem o que fazerem e isso trouxe uma clara deficiência ofensiva aos times brasileiros, muito dificuldade de romper linhas, defesas bem postadas, lentidão na troca de passes, péssimas escolhas em contra-ataques, os times europeus dão em média dois toques, já aqui o jogador quase leva com mão para entregar ao outro, são necessários muitos ataques para sair um gol quando não nenhum. Hoje te digo que o futebol praticado na Europa é um futebol ofensivo, nenhum dos grandes times abdica de atacar, eles defendem sem a bola e com ela atacam com ela. O que vejo dos jogadores brasileiros que jogam na Europa, eles atacam e defendem, já aqui a transição praticamente não existe! Todos são focados só em ficarem sem a bola preenchendo espaços, defendendo, o que vejo são classicos e grandes jogos amarrados, jogos veios, poucos gols... A tendencia é o Brasil formar grandes jogadores defensivos por que todos aqui, parecem gostar desse jogo somente defensivo, até a Itália vem abandonando este jogo e os time italianos não abdicam de atacarem como os nossos.Lá na Europa os jogos entre grandes equipes vemos gols, emoção, times que utilizam o pleno conceito de transição, é comum ver grandes equipes de alto nível em jogos tendo muitos gols. Já aqui, o futebol é completamente defensivo! equipes que não jogam só se preocupam com a parte sem a bola e ao conseguir tomar a bola do adversário o que se vê é uma incapacidade de romper linhas, desordenação, chuveirinhos áreas ou gols de contra-ataque, em geral se precisa de muitos ataques para sair um gol no campeonato.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vladir Lemos, jornalista disse...


Rapaz, lerei suas considerações a respeito do "jogo de bola".
Mas qq coisa o meu e.mail é
vladirlemos@tvcultura.com.br

Abs