quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O Brasileirão já tem dono?

Ale Frata/Folha press

Não me entendam mal. Não se trata de papo de secador. Mas pode acontecer de tudo neste Brasileirão, menos o Corinthians deixar escapar o título. Seria um mico monumental. Andei provocando o assunto por aí, assim como quem não quer nada, e o que senti foi que uma considerável maioria acredita piamente que não tem pra ninguém, que os fiéis corintianos - discretamente, por favor - podem ir pensando na festa. Entendo perfeitamente a avaliação, mas depois de tudo que já vi o futebol aprontar prefiro dizer que mais arrazoado é ficar na miúda. 

Tudo quanto é motivo já foi apontado como ameaça ao Corinthians e o escrete de Fábio Carille nem arranhão sofreu. E se o time conseguiu seguir impávido mesmo na ausência de Jadson, fica difícil crer que uns dias de descanso poderiam se transformar em ameaça real a esse semi-reinado alvinegro. O jogo contra o Vitória no próximo sábado, em Itaquera, marcará a volta a campo do time que anda dando nó na cabeça de muita gente. Haja dialética pra elucidar as façanhas dessa equipe que tem encarnado como poucas a capacidade que o jogo de bola tem de desafiar conceitos.

No meu modesto modo de ver as coisas não é o aproveitamento quixotesco, nem o surreal número de faltas cometidas a marca registrada desse time. É na lucidez e na capacidade do treinador de manter os pés no chão - os dele e os de quem ele comanda - que mora o segredo do sucesso. Na última coletiva antes do descanso, Carille foi informado de que o time dele apesar de estar distante de ser o time que mais fica com a bola no campeonato era, ao mesmo tempo, o que ostentava o maior número de passes certos. Um deslumbrado certamente não teria resistido e teria tentado explicar a razão de ter alcançado a proeza. 

Mas o que fez Carille? Confessou ao interlocutor que os números apresentados eram uma surpresa pra ele e que não tinha ali uma explicação, mas que aquilo o intrigava também e que, nos dias que teria sem jogos pela frente, tentaria estudar o que o Corinthians andou fazendo pra, quem sabe, elucidar a razão que tem levado o time a ostentar mais esse feito. Sensacional ou não? Torço pra que hora dessas algum repórter lembre disso e lhe questione a respeito. Tenha ele o encontrado o motivo ou não. Os que tratam o futebol com o devido respeito não se sentiriam desapontados se a resposta depois de uma investigação fosse um sincero: não sei como explicar. Se tem uma coisa que o futebol adora driblar é a razão. E o Corinthians de agora é prova viva disso. 

Nenhum comentário: