quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O Santos, a Vila, o Pacaembu

Conheço torcedores de tudo quanto é tipo, de tudo quanto é time, mas não conheço um que não tenha se rendido ao charme do Pacaembu. De onde concluo que não se trata de sedução histórica porque não nos faltam estádios dignos de duelar com o distinto Paulo Machado de Carvalho. Ainda que a última Copa tenha roubado a alma de boa parte deles. O Pacaembu nos últimos tempos parece aquela moça que deixou passar demais o tempo e agora semeia entre a família a preocupação de arrumá-la um par. E o Santos há tempos é tido como pretendente. 

Ocorre que o time santista se portou como alguém mais inclinado à solteirice e os responsáveis pelo estádio decidiram buscar um par no exterior. Todo cuidado com o tema é pouco, de outro modo é a Vila Belmiro que pode acabar em situação similar a do Pacaembu. Não ignoro seu apelo monetário. Mas pensar só no dinheiro joga contra a razão de ser de um time de futebol. Hoje falta sensibilidade até para perceber quais são os jogos que devem ser jogados em casa e quais não. E, como ouvi outro dia, essa é uma estratégia que bem feita teria a capacidade de engrandecer as partidas disputadas na Vila. Há quem diga que quando os atletas deixam no ar a preferência por atuar ali estão levando em consideração o fato de não precisarem se deslocar e tal. Mas não quero crer que uma viagem de menos de cem quilômetros, quando se faz outras tão mais longas, seria razão. Acredito na mística da Vila. 

Fato é que o destino do Pacaembu voltou a ser notícia agora que foi aprovada em primeira votação a sua concessão. O que o coloca, a meu ver, mais perto do destino reservado a boa parte dos nossos grandes estádios. Um tombamento nunca os livrou da descaracterização. Na dúvida, olhe uma foto do Maracanã atual. Torço muito pra que seja dado ao Pacaembu um futuro tão nobre quanto seu passado. O que não é fácil. Entendo os entusiastas dos jogos em São Paulo, por razões já ditas. Mas os números que mostram um Santos tão imbatível lá quanto na Vila são contestáveis. Quem sabe até os que não concordam comigo possam ter visto alguma diferença no jogo contra o Flamengo jogado na Vila e este de ontem que se deu por lá. E não tô falando da bilheteria, claro.              

Nenhum comentário: