quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Vitória fora é ouro


Vencer jogando fora de casa nunca foi tarefa fácil e arrisco dizer que está virando coisa cada vez mais complicada nesse futebol sem bobos, como gosta de dizer a boleirada. Fora, meus amigos, o clima é outro, o entorno muito mais hostil. E não se deixe levar pela rodada do último final de semana porque ela foi uma das mais abundantes nesse sentido. Duas rodadas antes nenhum time tinha conseguido alcançar esse tipo de feito. Mas mesmo sem um triunfo desses é possível construir uma campanha de respeito no Brasileirão. 

É só ver o caso do Sport, que fez um primeiro turno muito bom sem ter vencido fora. Nem todo torcedor deve ter notado porque tempos atrás foi tão duro para o time pernambucano levar um gol do Atlético Paranaense aos 52 minutos do segundo tempo na Arena da Baixada. E muitos dos que perceberam foram ajudados pela declaração do treinador do Sport, Eduardo Baptista, confessando que naquele momento sua desilusão não era a de somente ver escapar a vitória, mas aquela que seria a primeira do time dele fora de casa. 

Notem. Muito tem sido dito sobre o trabalho realizado pelo técnico Dorival Júnior à frente do Santos. Com ele no comando o time da Vila deixou a zona do rebaixamento, ganhou fôlego, se impôs sobre adversários em fase teoricamente muito melhor, mas vencer fora o time santista só conseguiu no domingo passado. Falemos, então, sobre os líderes, Corinthians e Atlético Mineiro jogaram fora de casa no final de semana passado e venceram. E se falo dessa intuída raridade que se apresenta é porque pra mim aí está um vértice interessante pra acompanhar esse duelo. 

Nas próximas três rodadas os dois seguirão em igualdade nesse quesito. Jogarão duas vezes em casa e uma fora. E até aqui só não foi assim na sexta e na décima quinta rodadas. E só voltará a ser na rodada de número vinte e cinco, quando o Corinthians irá receber o Joinville, e o Atlético Mineiro enfrentará o Cruzeiro no Mineirão. O que pra alguns pode até não significar exatamente fora de casa. E se digo que se trata de um ponto de vista interessante pra acompanhar a disputa é também porque até aqui as duas equipes ostentam o mesmo número de triunfos conquistados fora de casa, cinco. 

Não quero a partir disso elaborar nenhuma teoria até porque a toda hora pinta alguém pra nos alertar da importância de vencer fora. Talvez seja só uma impressão minha, e deixo para os fanáticos por números dia desses provar, ou não, que as vitórias desse tipo andam mesmo se tornando cada vez mais raras. De qualquer forma fica aqui uma humilde sugestão: a de enaltecer devidamente seu time toda vez que ele lhe proporcionar uma alegria desse quilate. 

Nenhum comentário: