quinta-feira, 12 de março de 2015

Um recado pra torcida


Até uns dias atrás parecia que por estas bandas o que mais colocava em risco a convivência pacífica era reunir num mesmo lugar torcedores rivais. Mas não existe nada tão ruim, que não possa ficar pior. Pensem comigo. O tal do dia quinze de março vem chegando aí e começo a suspeitar que isso pode vir a ser fichinha perto do que se avizinha. Há no ar um clima de Fla/Flu que nada tem de saudável. Não quero acreditar que o futebol com todo o seu caldo cultural tenha, de alguma forma, conseguido adiantar à nossa sociedade o que seria em linhas gerais o nosso comportamento futuro. Mas faz tempo que as nossas arquibancadas emitem sinais claros de uma cultivada intolerância. 

Não que não exista entre nós quem seja capaz de resistir e permanecer na arquibancada tirando um sarro, curtindo na boa, fazendo onda. Difícil é ignorar que esse terreno pantanoso não seja fértil pra esconder e fazer crescer um outro tipo de sujeito. Um tipo que vê no diferente um inimigo. Um tipo que não consegue conviver sem o pé atrás com quem defende outras cores. E que no limiar da falta de sensibilidade pro diferente se diz arrasado ao descobrir que o próprio filho anda se engraçando com outras bandeiras. 

Futebol e sociedade estão mais do que nunca frente a frente. São como dois espelhos refletindo tudo o que lhes chega. E se essa intolerância clubística pode ser encarada, assim como sugiro, como uma vanguarda do nosso retrocesso comportamental, não deve ser por outro motivo que desde sempre quiseram nos convencer que existem times de pobres e times de ricos. Time da elite e time de mano. E por aí vai. Somos torcedores de uma terra assim, dividida, polarizada. 

Os que acreditam em algo nessa linha deveriam pensar também que diante dessa realidade de extremos os times só de pobres a essa altura estariam condenados a arquibancadas vazias, ou quase, já que nos últimos tempos nem os preços da nossa gasolina  e nem os da nossa energia elétrica têm sido páreos para o preço dos nossos ingressos. Ingressos para Arenas suntuosas que dão a impressão de terem saído de um país que ainda não tivemos, um país que ainda não conquistamos.
Talvez, tiradas como num passe de mágica daquele país do futuro que um dia disseram que teríamos. 


É chegada a hora de rever as táticas. De se misturar sem se desentender. Não se iludam. Estamos todos perdendo. E o jogo, seja qual for o domingo, sempre envolverá mais, muito mais do que simplesmente dois times.

Nenhum comentário: