quinta-feira, 5 de março de 2015

Até onde Tite pode chegar?


Não é de hoje que o futebol se mostra carente de personagens que possam lhe emprestar alguma graça. Diante dessa constatação óbvia acabo inevitavelmente dando de cara com uma razão a mais para encher a bola (já mais do que cheia) de Adenor Leonardo Bachi, conhecido no mundo da bola como Tite. O comedimento não me permite afirmar com certeza que o treinador corintiano atravessa seu melhor momento, visto que recentemente o homem conseguiu levar o Corinthians à conquista do Mundial de Clubes da FIFA. Triunfo inédito que condenou a soar sem sentido uma infinidade de piadinhas que os corintianos há muito tempo eram obrigados a suportar. 

E Tite o fez em grande estilo, depois de ter levado o Corinthians a vencer a Libertadores de forma invicta, derrotando na final um adversário do quilate do Boca Juniors, da Argentina. E se suspeito que ele possa mesmo estar vivendo um momento ainda melhor do que aquele é também porque embuto aí uma dose de torcida, já que isso seria bom pro futebol brasileiro. Há  ainda um triunfo louvável alcançado por Tite e que em geral passa meio despercebido. Falo do respeito que ele conquistou. Estamos cansados de ver treinadores de currículo notável serem sistematicamente contestados pela crônica, pelos torcedores.  Mas desde a sua volta Tite dá a impressão de pairar acima, de estar imune às contestações. Diria que não é à toa. Pois se prestarmos bem atenção até o discurso do treinador se apurou e, na contra mão do que apuro pode significar, ficou mais claro, mais fácil de compreender. 

Veremos o que ele terá de enfrentar quando o Corinthians der de cara com desafios maiores, quando o time perder a invencibilidade que por hora ostenta nesta temporada.  Tite ultimamente impõe aos que acompanham futebol um questionamento do qual é praticamente impossível se livrar: Até onde ele pode chegar? Essa é a tal pergunta que Tite tem feito martelar em nossas cabeças. E devo confessar, tenho tido prazer em alimentá-la pela certeza de estar diante de um homem encarando o desafio ir além do que já fez de melhor. Imagino também que alguém em momento de tamanho reconhecimento e prestígio consiga tratar com seus comandados em um outro nível. O que só faz a bendita pergunta voltar a soar. Até onde Tite pode chegar?

Nenhum comentário: