sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O futebol é justo ?


Com quem afinal o futebol é justo? Fiquei pensando nisso desde que ouvi o técnico do Atlético Mineiro dizer que o título da Copa do Brasil conquistado pelo Galo tinha sido o triunfo mais justo que ele tinha visto em toda a vida. Dito pelo treinador do time em questão poderia ter soado oportunista. Mas o fato é que considerei a declaração muito acertada pois já tinha essa mesma sensação comigo. 

Não demorou e vi o  Muricy resumir a eliminação do São Paulo da Copa Sulamericana pelo Atlético Nacional, da Colômbia, como a maior injustiça já vista por ele. A julgar, então, pelo que anda sendo dito depois de cada rodada o futebol deve ser mesmo o mais injusto dos esportes. E isso faria do acontecido com o Galo algo singular e, por tabela, digno de registro. Notem só o que disseram alguns dos personagens do futebol na penúltima rodada do Brasileirão. 

Mano Menezes, técnico corintiano, que amargou um cinco a dois do Flu, não segurou a onda. Acabou expulso. E mais tarde sugeriu aos jornalistas que decisivo mesmo no jogo tinha sido a vontade do juiz, que estava "louco pra marcar". O mais filosófico dos leitores pode me dizer que o juiz não é, propriamente, o futebol. Realmente não é. Mas tomo a liberdade de incluí-lo no contexto, afinal, o futebol está sujeito à vontade dos homens. 

Fred, o artilheiro, também colocou a boca no trombone. Terminada a peleja no Maraca fez um breve resumo do que o futebol lhe reservou nos últimos tempos. Um atraso monumental nos pagamentos, uma pequena parcela da torcida o colocando contra a parede. Outro que jura de pé junto que o futebol não tem lhe tratado com justiça é Leandro Damião. O atacante santista depois de ter marcado os dois gols da vitória santista sobre o Botafogo disse com todas as letras que foi colocado de lado a certa altura. E que tinha vindo pro Santos pra ser titular. Promessa que se tivesse sido cumprida poderia ter feito o futebol ser injusto com os companheiros dele. É ou não é?

E mais, já abraçamos o sistema de pontos corridos, dizendo, entre outras coisas, que com ele evitaríamos a suposta injustiça de ver um oitavo colocado na fase de classificação tirar o título de quem tinha terminado a mesma fase como líder. O futebol imita a vida, não é o que dizem? Pois, então, ela também não prima pela justiça. 
 

Nenhum comentário: