quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Se der, anote!


Li que o novo técnico do Santos tem um bloquinho de anotações. Sou adepto dos bloquinhos também, faz tempo. E, na linha do treinador santista, estou longe de fazer deles um talismã. Bússola, certamente. Mais do que me orientar o caderninho de anotações serve pra registrar detalhes e temas que certamente o frenesi cotidiano trituraria ou apagaria da minha memória. Quer ver? 

Acabo de abri-lo. Voltei umas quatro ou cinco páginas e dei de cara com o seguinte: " Dupla britânica que investigava situação dos trabalhadores no Catar desaparece". Lembro de ter feito a anotação porque dias antes tinha lido que a Copa do Mundo que será sediada naquele país já era um desastre. Mil e duzentos trabalhadores envolvidos na construção dos estádios e em obras de infra estrutura tinham morrido. A maioria imigrantes do Nepal e da Índia. Nos últimos dias, vejo aqui, gravei nessas páginas, em tom de lembrete, que o San Lorenzo, da Argentina, dará ao seu novo estádio o nome do Papa Francisco. Agora me pergunto: E aí? 

E assim vai. A reação  espantada do genioso técnico José Mourinho ao início arrebatador do brasileiro Diego Costa, que somou sete gols nas quatro primeiras rodadas do campeonato inglês. Algo nunca visto. A frase feita do treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti: " O futebol é esporte de homens não de senhoritas". Não diga! As anotações sobre o futebol daqui nada têm de muito novo. As ameaças da torcida ao time do Internacional. As pichações na Vila Belmiro. Frases e detalhes do deselegante embate entre o atual e o ex-presidente do São Paulo, bem agora que o time parece ter encontrado uma boa maneira de se apresentar. Os relógios de sessenta mil reais cada que a CBF gentilmente andou distribuindo por aí. Temas que nem por isso acabariam neste espaço. Descansam lá como quem aponta uma direção, e só. 

Ao técnico santista que se, por acaso, der de cara com estas linhas gostaria de dizer que longe de mim um dia chamá-lo de "Enderson do bloquinho", coisa com a qual se mostrou preocupado. Entendo perfeitamente a necessidade desse recurso, sei que a idade realmente não ajuda. Mas, ainda que soe como intromissão, queria sugerir uma pequena anotação. Coisa pouca. Algo do tipo: "pensar  um jeito de colocar o Gabriel no time/ trabalhar a molecada". Isso por mais que o jogo de hoje à noite contra o Grêmio, na Arena do time gaúcho, soe ao treinador e ao Santos como  um capricho do destino, um desafio pra gente grande.  

Nenhum comentário: