quarta-feira, 5 de março de 2014

Torcer contra


Não que este tenha sido o carnaval mais animado no Bar do Zé Ladrão. Nada para se preocupar. Estamos cansados de saber que não se faz mais carnaval como antigamente. Dessa vez não tivemos nem mesmo a tradicional marchinha especialmente composta para a ocasião. A última, por sinal, esteve longe de ser um primor de educação. Se grandes autores podem se dar o direito de justificar a falta de criação alegando um sempre mal compreendido bloqueio, por que não os bambas frequentadores de tão ilustre paradeiro? Mas tudo ia bem até um engraçadinho não resistir à tentação de mexer com o Zé e provocar um bate-boca merecedor de relato.

_ E aí Zé, vai comprar uma TV decente pra gente ver essa Copa?
_ É compra mesmo, e vê se compra também uns ingressos pra sortear. Quem sabe assim uns e outros aqui, com alma de Pacheco, não vão se distrair com a Copa por aí.
_Ih, ó o cara, tá azedo. O cara quando é azedo assim é do tipo que torce contra.

Foi a conta.

_ E se eu quiser torcer, qual o problema?
_Nenhum, você nasceu na Espanha mesmo não é?
_ Sou brasileiro igual você. Pra falar a verdade acho que sou mais que você.
_Mais que eu? Que papinho, hein?
_Eu torço pro país, você pro time do Felipão. E, detalhe, acha que é exemplo de cidadania.
_ E torcer contra ajuda no quê?
_ Eu por acaso disse que ajuda em alguma coisa?
_Ué, quem torce tem que ter um motivo.
_Motivo? Eu te dou um motivo.
_Ah! É?
_É, sim! Quer saber? Eu torço é pra o Brasil não ver mais PMs invadindo delegacia pra resgatar um sargento, como eu li esta semana que aconteceu lá no Acre. Acre também é Brasil, sabia?
_ Depois ainda diz que gosta de futebol.
_ Eu gosto sim, e acho que diante de tudo que a gente tem visto ser feito em nome dessa Copa, o nosso futebolzinho manchado de cada dia ficou até inocente.

A essa altura do embate o Seu Zé, que não nasceu ontem, foi logo dizendo de maneira sacana, em tom de aparte:

_ Ô vocês dois. Dá um tempo. Ó, os dois podem ficar tranquilos que eu vou comprar não é uma, não! Vou comprar duas televisões. E vou mandar colocar aqui ó, uma do lado da outra. Uma pra você, Bigode, ver a Copa. E outra pra ti, viu Raul? Só pra você ver os protestos. 

Mas o papo não esfriou.


_ Tô ligado. Você deve ser aquele tipo que acha que se o Brasil ganhar, pronto, se esconde tudo.
_ É, quer saber? Eu acho isso, sim. Não tenho a menor dúvida de que, se ganha, todo esse descalabro será amenizado.
_ Tu é muito politizado pro meu gosto.
_Olha, eu devo ser mesmo, e pra maioria também porque toda vez que falo que vou torcer contra alguém torce é o nariz.
_Então, já devia ter se ligado.
_ O Mané, quem devia ter se ligado é você. Se eu quiser torcer contra eu torço, tô no meu direito.

A essa altura a conversa entre os dois começava a intimidar a freguesia. Mas aí o seu Zé - com seus olhos de lince atrás do balcão - resolveu colocar ordem na casa.

_ Ê,ê ! Já chega! Isso aqui não é o STF pra vocês ficarem discutindo o Brasil. Respeita o Bar do Zé! Vamô bebê cerveja, vai!

Nenhum comentário: