quinta-feira, 9 de abril de 2009

Teorias

Olha, eu sei que você também deve ter a sua. Mas eu estou aqui é pra defender a minha. Aliás, a minha não! As minhas. Afinal, quem gosta de futebol jamais se contenta em ter apenas uma. O que explica porque elas são tão abundantes no reino da bola.

Por exemplo, enquanto todo mundo anda eufórico com o fato de o Campeonato Paulista, quase uma década depois, voltar a ter nas semifinais os quatro grandes, eu acho que o acontecido pode ser um sinal de que nem mesmo no Estado mais rico da nação o futebol do interior conseguiu resistir e, a partir de agora, essa condição pode deixar ainda mais sem graça tão glorioso e centenário torneio.

Não me leve a mal. Não tenho a mínima intenção de revelar aqui o meu lado ranzinza, ainda mais numa quinta-feira que já prepara sua alma e seu corpo para o descompromisso de um feriado. Feriado que só não será melhor porque com as semifinais cirurgicamente divididas entre a TV aberta e a fechada, restará ao torcedor comum de Santos e Palmeiras bolar uma estratégia qualquer capaz de colocá-lo frente a frente com as imagens de uma tv alheia.

Outra coisa, tem gente por aí dizendo que o Ronaldo vive grande fase. Minha teoria é outra. Não acredito que "grande" seja a palavra mais justa para uma sequência de meia dúzia de jogos. Agora que o Ronaldo voltou bem, isso voltou. Pode ser decisivo? Pode. Como dizer o que me faz acreditar nisso exigiria uma nova teoria, irei poupá-los.

Ah! Lembrei de outra! Se o Palmeiras vencer o Sport ficará empolgado com a Libertadores e não focará o estadual, o que ajudaria o Santos. Discordo. Encarar time empolgado é sempre um problema, venha de onde vier a empolgação.

Mas seja lá qual for o enredo que levará os semifinalistas paulistas ao gramado no final de semana, uma coisa é certa: cada um deles enxerga o estadual de um jeito. De repente, se ouvisse de um jogador qualquer do tricolor que ser campeão paulista é bacana, mas dispensável, seria capaz de acreditar. Só não seria capaz de acreditar que ser eliminado pelo Corinthians, em tempos nada amistosos, não causaria um tremendo mal estar.

Já para os corintianos, mais importante do que eliminar o São Paulo no Morumbi talvez seja se impor diante dos seus rivais mais próximos para deixar claro que Série B é coisa do passado.

O Palmeiras, é caso diferente, gastou muito, bolou projetos grandiosos, se envaideceu, e inflamou a torcida com um bom futebol que por hora não empolga como antes. Logo, mesmo que triunfe não estará livre de olhares insatisfeitos, nem de ouvir por aí um "só isso?".

O Santos, não. Assim como o Corinthians, o time da Vila Belmiro terá verdadeiros dividendos se ficar com a taça. Além do prestígio de comandar uma festa de gala, terá alcançado um triunfo marcado por uma boa dose de superação, o que não é pouco para quem tem vivido a incômoda vertigem dos altos e baixos.

8 comentários:

Rogério Canada disse...

Concordo com o que você escreveu!

Vladir, por falar em teoria, por que a maioria dos jornalistas escreve corinthiano sem o "th"?

Anônimo disse...

Caro amigo...
Concordo com suas teorias...

Você é um cara muito coerente...

Os primeiros jogos das semi-finais foram bons, mas vamos aguardar os segundos, né...

Quem sabe nosso Peixe não mostre sua verdadeira força e participa dessa final.

Grande abraço.
Ton
waguaru@hotmail.com

Anônimo disse...

ACHO QUE O SANTOS CHEGA NA FINAL DO PAULISTÃO TRANQUILAMENTE.

NA MINHA OPNIÃO A FINAL SERÁ ENTRE SANTOS E SÃO PAULO.

QUE TAL VOCÊ DAR UMA ESPIADA E UM COMENTÁRIO NO MEU BLOG?

FICAREI SUPER FELIZ !

ALÔ NAÇÃO TRICOLOR::::::

VAMOS EM BUSCA DE MAIS UM PAULISTÃO.

UM ABRAÇO E VISITE O MEU BLOG ESPALHE O MEU BLOG VALEU?

http://razaotricolor.blogspot.com

Vladir Lemos, jornalista disse...

Rogério,

o professor Pasquale, certamente, te daria uma explicação gramatical mais detalhada. E por que não dizer, correta? O Corinthians com "h" é um nome estrangeiro, o adjetivo que deriva dele, não. Acho até que se você for ao Houaiss nem achará a palavra corintiano com "h". A maioria escreve assim pq é o correto. Convenci?

Abç

Vladir Lemos, jornalista disse...

Ton,

concordo contigo, os jogos foram bons, e só! Ficaram longe de surpreender. O Santos terá mesmo que mostrar muita força pra passar à final. Diria que até agora não foi um time forte.

Abç

Vladir Lemos, jornalista disse...

Anônimo,

esse "tranquilamente" não tem meu aval, não. Acho, inclusive, mais difícil o Santos manter a vantagem do que o Corinthians.

Passarei pelo seu blog

Abç

Rogério Canada disse...

Caro Vladir,

Sua resposta foi simples e clara, quase um cruzado de direita. Que o professor Pasquale não leia meus comentários sobre o Corinthians, eu seria reprovado em todos.

Abraço de um corin"th"iano.

Anônimo disse...

Vladir,

Quanto ao fato de ser corinthiano ou corintiano, li num comentário num outro blog que por ser derivado de palavra estrangeira o correto é Corinthiano mesmo. Afinal não falamos em filme "roliudiano", além do mais, as palavras que permanecerão com trema, por exemplo, são as derivadas de palavras estrangeiras. Se um símbolo quase extinto permanecerá em uso em palavras como "mülleriano", por que não o H que faz parte do nosso alfabeto? Pesquisei no Houaiss e está corintiano, mas referente a um tal de Esporte Clube Corinthians Paulista e não Sport Club. O fanatismo de alguns linguistas criam aberrações também. Só falta usarem ludopédio em vez de futebol.

Abraços

Gustavo-Bauru/SP