quinta-feira, 19 de março de 2009

O menino

Não há coisa mais bonita no futebol do que um menino. E o futebol voltou a ter um menino. Neymar. Guri, dono de um corpo franzino. Há tempos tratado com o cuidado que, normalmente, só se dispensa aos nobres. Está fazendo o maior sucesso.

Também pudera, o que ele traz consigo é precioso. E de tão precioso faz os olhos dos mercadores brilharem. Jamais haverá marmanjo - por mais talentoso que seja - capaz de fazer o que ele fez no primeiro dia em que vestiu a camisa de titular do time profissional do Santos. E por uma razão simples, o futebol dos marmanjos não exala pureza. Aos amadurecidos não é dado esse dom.

Não é à toa que toda jogada genial, toda pedalada, toda criação inusitada, usando a bola como meio de expressão, sempre soa como molecagem. E o efeito disso revigora. É só sentir como os comentários que partem da boca dos adoradores do time da Vila Belmiro, nos últimos dias, nos chegam cheios de vibração, de vida. Puro efeito colateral de toda boa energia contida nessa meninice talentosa solta no gramado. E isso justamente na semana que antecede um clássico contra o arqui-rival. O que mais os santistas precisam pra sonhar com um domingo daqueles?

O resto é o imaginário viajando no tempo, incontrolável. Num exercício de buscar no passado outros momentos em que o futebol foi sacudido por um menino. Os mais novos encontram Robinho. Os mais velhos, afortunados, tiram dos melhores arquivos da memória, os dias longínquos em que um outro menino, Pelé, lhes causava essa mesma sensação. Bonito, bonito.

Mas, Neymar, saiba desde já, que poucas coisas nesse mundo são tão ameaçadas quanto a beleza. Não creia em histórias de Reis, muito menos na bajulação das manchetes que irão lhe cortejar dia após dia. Esqueça essas comparações com outros jogadores, elas só valem pra torcida. Os outros craques que desfilaram por aí não devem ser copiados, devem servir de inspiração. E só. Ocupe-se de lapidar e desenhar o seu estilo.

Não se renda a nenhuma cifra. Nenhuma. Porque nenhuma delas deve ser suficiente para comprar um homem. E muitas vezes é disso que trata o futebol. Uma montanha de dinheiro, seja qual for o tamanho dela, nunca será garantia de um futuro digno e feliz.

Os mais possessivos dirão que não foi bem o futebol que enriqueceu com sua chegada, foi o Santos. Tudo besteira. Lucrar é uma coisa, ser rico, outra. O futebol é, e sempre será, muito maior do que qualquer clube.

E mais. Não se intimide. Não faltarão brucutus para lhe ameaçar. E saiba que qualquer cabeça-de-bagre um pouco mais esperto estará consciente de que tudo que ele tem pra vencer alguém como você é a catimba e a violência. Ouse. Contra cada jogada dura, aposte na sua leveza.

E surpreenda os maus adversários mostrando, só pra eles, o quanto você é capaz de se defender. Sempre que possível, aproveitando que és peixe, afogue-os num mar de dribles. Duvide sempre de quem o aconselha.

E nunca deixe de comemorar seus gols dessa maneira limpa, brilhantemente sugerida pelo seu pai.


* artigo escrito pra o jornal " A tribuna", Santos

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Vladir.
É isso aí mesmo, concordo plenamente.

Ontem no jogo contra o Rio Branco, creio que o menino já ganhou uma idéia do que vai rolar com ele daqui pra frente.
Não vi ainda comentários como o feito pelo Danrlei, após o primeiro jogo da semi-final em 2002 na Vila Belmiro, onde ele ameaçava o então menino Robinho de ter uma perna quebrada caso continuasse fazendo "aquelas coisas". Mas com certeza vai aparecer um brucutu que além de fazer, vai falar...

Não tem jeito, creio que essas coisas não vão mais mudar, infelizmente.

Grande abraço.
Ton
waguaru@hotmail.com

Vladir Lemos, jornalista disse...

Caro Ton,

boa lembrança essa do Danrlei, quer dizer, boa, não, né?
Do jeito que a coisa vai, acho que não demora muito pra outro cabeça-dura soltar uma dessa.

Abraço

Anônimo disse...

Vou torcer muito para que Neymar seja o herói do clássico. Ver e Rever aquelas pedaladas do Robinho pra cima do Rogério, não tem preço. FAÇA o mesmo Neymar kkkkk

Anônimo disse...

não sou santista, mas torcerei para que a diretoria do peixe segure o máximo que puder o Neymar para atuar por aqui.

Tá na hora do futebol brasileiro se dar ao valor de ter suas revelações atuando por aqui