quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sob os olhos da FIFA

Como vocês já devem saber, desde o último dia 30 uma Comitiva de Inspeção da FIFA está na área. A tarefa do grupo é fazer visitas técnicas às cidades brasileiras que se candidataram à Copa de 2014.

A nobre procissão começou por São Paulo e terminará no sábado, em Fortaleza. Respeitado o cronograma, por volta das 10 horas desta quinta-feira, o grupo, acompanhado do "nosso" Comitê Organizador- liderado pelo simpático Ricardo Teixeira - verá uma Manaus "maquiada", e por volta das 15 horas, estará em Belém.

Agora, o que sabem sobre o nosso país os homens que neste momento perambulam por aí exercendo a fina tarefa de vistoriar as cidades que disputam o direito de sediar jogos da Copa de 2014? Tendo a acreditar que o Brasil, pra eles, como pra muitos que passam por aqui, é um reino exótico e tropical, adornado por mulatas e turbinado por caipirinhas.

Que histórias dessa nossa terra os integrantes do comitê brasileiro contam para eles entre um compromisso e outro? Certamente, não lhes confidenciam a maneira indigna como os torcedores tupiniquins são tratados em nossos estádios, muito menos lhes confessam a dificuldade que eles encontram na hora de comprar um ingresso, tão pouco versam sobre os banheiros que eles enfrentam, principalmente, na hora do intervalo.

Assistir a um jogo da arquibancada de um estádio brasileiro, seja ele qual for, diria muito mais sobre a realidade do nosso futebol do que qualquer dossiê que eles venham a receber. Visitar dezessete cidades voando num jatinho fretado nem deve ser tarefa tão cansativa. Cansativo seria enfrentar a realidade dos nossos aeroportos. Nossos executivos, claro, não deixariam que eles perdessem tanto tempo.Além do mais, com uma infinidade de investimentos no horizonte, em breve, nosso sistema aeroviário estará um brinco. Talvez faça até inveja à própria Suíça.

Ao final, terão sido nove dias com ar de conto de fadas. Dias repletos de almoços fartos, em Palácios, cercados de gente muito importante, entre reuniões marcadas por projetos mirabolantes, exalando um cheiro forte de primeiro mundo. Um luxo.

O Brasil é mesmo o país do futuro. E o futuro nunca esteve tão perto. Mera meia década.

Na passagem pelo Rio de Janeiro, então, as autoridades mal conseguiam disfarçar os esfuziantes sorrisos, a troca de tapinhas nas costas. O que poderia esconder melhor nossa realidade social do que um passeio de helicóptero num domingo de sol pelo céu azul do Rio?

Foi uma metáfora perfeita para os homens que se darão por satisfeito em visitar nosso país "por alto". Mas também haja estômago para as coisas da nossa terra, ?


* artigo escrito para o jornal "A Tribhuna", Santos

Nenhum comentário: