quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Argentina...é fogo !


Nunca acreditei na lisura da FIFA. E a condição imposta por ela de que as Confederações mundo afora não recebam qualquer interferência dos governos sempre me soou discutível. Mas devo dizer a vocês que o futebol argentino me convenceu do contrário. De outro modo seria impossível o mínimo de ordem. Não sei se vocês têm acompanhado o que se passa no país vizinho. A morte do cartola-mor, Júlio Grondona, abriu um vácuo no poder. E o que se passa lá é um aviso do que nos aguarda se não evitarmos de modo eficaz essa mistura de política e futebol. 

Na Argentina atual é difícil saber onde começa uma coisa e termina a outra. A briga pelo comando da Associação Argentina de Futebol virou uma guerra. E vejam a biografia dos envolvidos. De olho no posto está Hugo Moyano, o mais poderoso sindicalista do país. Moyano, líder dos caminhoneiros, é presidente do Independiente, um dos maiores clubes da Argentina e, dizem, até abriria mão do cargo se conseguisse colocar  lá o genro, Claudio Chiqui Tapia, cartola do Barracas Central, um time mais modesto. Outro protagonista é, simplesmente, o maior showman do país, astro de televisão, milionário e... vice-presidente do San Lorenzo, Marcelo Tinelli. Só aí já teríamos uma bela queda de braço. 

O que vocês devem ter ouvido é que a Argentina correu o risco de ficar fora da Copa América e o Boca, da Libertadores. Isso porque nessa batalha há ainda o governo, encarnado na figura de Mauricio Macri. Um homem rico que se afinou com os pobres graças aos doze anos que presidiu o Boca Juniors. E uma das bandeiras que fizeram Macri chegar à presidência foi a de se comprometer a manter o futebol gratuito até 2019. É! O futebol argentino foi nacionalizado em 2009 e custa 138 milhões de dólares por ano. 

A intervenção do governo estaria em curso por causa da evidente falência da AFA. O governo nega. Mas fato é que no último dia 31 a entidade recebeu a visita de um órgão do Ministério da Justiça. Duas pessoas com poder de decisão foram nomeadas para a associação e as eleições, que seriam em 30 de junho, foram suspensas. E não é tudo. No último mês de dezembro a AFA já tinha tentado eleger um presidente mas a votação acabou em papelão. A apuração revelou um número maior de votos do que de eleitores. 

Interessante notar, no entanto, que mesmo vivendo essa situação bizarra a seleção argentina vai bem. É a atual vice-campeã do mundo e ao golear os Estados Unidos na semifinal da Copa América reforçou a pinta de favorita ao título da Copa América. Título que faria justiça à trajetória do genial Lionel Messi, que acaba de se tornar o maior artilheiro da história da seleção argentina. E diante de tudo isso é impossível não se perguntar: poderia o futebol da nossa seleção ser outro, apesar da CBF ?  

Nenhum comentário: