sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Sem bola de cristal


Se tem uma coisa que essa fase do Cruzeiro me faz ver é o destempero de certos comentários. Destempero que deixa transparecer, na minha opinião, uma falta de respeito com o que o futebol tem de melhor, sua imprevisibilidade. Toda vez que ouço alguém dizer que a taça de campeão brasileiro já pode ser entregue ao time mineiro a sensação que me vem não é a de ter ouvido uma análise precisa, mas algo meio oportunista. Mas o que se há de fazer? Há tempos o universo da bola ilude certos senhores insinuando que o céu será daqueles que jamais deixam de ter uma opinião contundente.. E assim, cheios de medo de serem apontados como um tipo de gente que não sai de cima do muro vão, um a um, se atirando de lá de cima, fazendo cair por terra o bom senso. 

E não me venham com essas estatísticas que mesmo indo ao subterrâneo do jogo nada mais fazem do que transformá-lo em algo raso. Tô cansado de saber que foram raras as vezes em que o campeão do primeiro turno não ficou com o título. Tudo bem. Mas ver o Cruzeiro em campo diz muito mais do que qualquer número. Apenas acho que os que se dão a esse ofício não deveriam esquecer que não há diferença entre dar uma canelada  ou chutar pra longe a possibilidade de tudo mudar, ainda que inesperadamente. Gostaria de saber quantos seriam capazes de admitir mais adiante, se vier a ser o caso, que entregaram a taça a quem não deviam, que o fizeram antes do tempo. As mesmas bolas que se chocaram contra a trave na última tarde de domingo e que foram definitivas para que o líder incontestável saísse de campo derrotado por seu maior rival continuarão lá. O improvável não é impossível. 

Não estou aqui pregando que se feche os olhos para o que temos visto, um time infinitamente superior aos outros, e que façamos dessa imprevisibilidade do futebol um cânone. Mas que tenhamos a humildade de aceitar que pouco podemos diante da riqueza de possibilidades ofertada pelo futebol. E que mesmo achando que tá tudo resolvido se lembrem dessa ínfima chance, até porque soará cuidadoso com o jogo. E, vejam,  não é só a condição do líder que brinca neste momento com nossas certezas. Eu, até a tarde do último domingo, acreditava que o descenso não vitimaria o Palmeiras, apesar de toda a fragilidade. Mais aí ví o que se deu nos noventa minutos em que o time dirigido por Dorival Júnior esteve diante do Goiás e perdi um pouco a crença. O futebol tem o poder  de oferecer e implodir defeitos e virtudes com a rapidez de um raio. Nunca esqueço disso. 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Como se dizia antigamente: FALÔ E DISSE !



Foto: Buda Mendes / Getty imagens

Se der, anote!


Li que o novo técnico do Santos tem um bloquinho de anotações. Sou adepto dos bloquinhos também, faz tempo. E, na linha do treinador santista, estou longe de fazer deles um talismã. Bússola, certamente. Mais do que me orientar o caderninho de anotações serve pra registrar detalhes e temas que certamente o frenesi cotidiano trituraria ou apagaria da minha memória. Quer ver? 

Acabo de abri-lo. Voltei umas quatro ou cinco páginas e dei de cara com o seguinte: " Dupla britânica que investigava situação dos trabalhadores no Catar desaparece". Lembro de ter feito a anotação porque dias antes tinha lido que a Copa do Mundo que será sediada naquele país já era um desastre. Mil e duzentos trabalhadores envolvidos na construção dos estádios e em obras de infra estrutura tinham morrido. A maioria imigrantes do Nepal e da Índia. Nos últimos dias, vejo aqui, gravei nessas páginas, em tom de lembrete, que o San Lorenzo, da Argentina, dará ao seu novo estádio o nome do Papa Francisco. Agora me pergunto: E aí? 

E assim vai. A reação  espantada do genioso técnico José Mourinho ao início arrebatador do brasileiro Diego Costa, que somou sete gols nas quatro primeiras rodadas do campeonato inglês. Algo nunca visto. A frase feita do treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti: " O futebol é esporte de homens não de senhoritas". Não diga! As anotações sobre o futebol daqui nada têm de muito novo. As ameaças da torcida ao time do Internacional. As pichações na Vila Belmiro. Frases e detalhes do deselegante embate entre o atual e o ex-presidente do São Paulo, bem agora que o time parece ter encontrado uma boa maneira de se apresentar. Os relógios de sessenta mil reais cada que a CBF gentilmente andou distribuindo por aí. Temas que nem por isso acabariam neste espaço. Descansam lá como quem aponta uma direção, e só. 

Ao técnico santista que se, por acaso, der de cara com estas linhas gostaria de dizer que longe de mim um dia chamá-lo de "Enderson do bloquinho", coisa com a qual se mostrou preocupado. Entendo perfeitamente a necessidade desse recurso, sei que a idade realmente não ajuda. Mas, ainda que soe como intromissão, queria sugerir uma pequena anotação. Coisa pouca. Algo do tipo: "pensar  um jeito de colocar o Gabriel no time/ trabalhar a molecada". Isso por mais que o jogo de hoje à noite contra o Grêmio, na Arena do time gaúcho, soe ao treinador e ao Santos como  um capricho do destino, um desafio pra gente grande.  

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Os diferentes



Não faz muito tempo estávamos envoltos na polêmica sobre a ida de Neymar para o exterior. Milhares de observações foram feitas a respeito do tema, mas lembro muito bem que na época se falou muito sobre o que o jovem astro do time santista teria a ganhar se deixando levar pela sedução dos europeus. Um dos argumentos mais defendidos pelos que eram a favor da transferência é que no velho mundo o jovem talento brasileiro iria aprimorar sua noção tática. Diziam, inclusive, que uma vez lá ele iria aprender a marcar. Não que eu me renda a importância de qualquer ensinamento. 

Mas vai ficando cada vez mais difícil acreditar, não no nosso talento nato, mas no nosso apuro técnico. E não digo isso como quem se revela com o humor liquidado pela qualidade dos passes ou das finalizações de quem tem se apresentado por aqui. Digo isso por constatar que os repatriados de agora, mesmo já sem ter mercado em boa parte do mundo, ainda conseguem reinar nos nossos gramados. Já tivemos tantos exemplos. Você deve lembrar muito bem do que o meia Zé Roberto foi capaz não faz muito tempo. O próprio Robinho, ainda que seja cedo pra dizer, parece transitar numa frequência muito mais fina do que seus companheiros de time. 

Outro que reforça esse tese é Kaká. E olha que até outro dia não faltava gente pra duvidar da condição física desse que agora se revela  um verdadeiro catalisador dos talentos que o time do Morumbi conseguiu reunir. Mas alguém como Kaká exercer esse papel não deve ser motivo de surpresa pra ninguém. Afinal, estamos falando do único brasileiro que depois de Ronaldinho conseguiu alcançar o posto de melhor jogador do mundo. O que eu quero realçar é a incapacidade dos que já estavam aqui - ganhando salário de craque e sendo tratados como tal - de cumprir esse papel.  O que me faz admitir que, talento à parte, a oportunidade de jogar no velho mundo torna nossos jogadores diferentes. E isso diz mais sobre nosso atraso do que qualquer goleada sofrida.

No mais, aproveito pra dizer que a vitória do São Paulo sobre o Botafogo, no Mané Garrincha, clareou o horizonte. Hoje à noite o líder Cruzeiro, cheio de moral depois de ter feito o melhor primeiro turno da história do Brasileiro por pontos corridos, estará diante do Bahia, no Mineirão. Em caso de vitória mineira a partida do próximo domingo entre São Paulo e Cruzeiro, marcada para o Morumbi, pode dar ao futebol brasileiro uma aura de excelência cada vez mais rara.. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A moral das arquibancadas




Sejamos francos! As arquibancadas sempre foram um ambiente permissivo. Um lugar onde o código de conduta é pra lá de elástico. Os que a frequentaram vestindo terno e gravata que me perdoem, pois não sou desse tempo. E o que as fez desse jeito, suponho, é algo que só pode ser decifrado por estudiosos. Se é que pode. Mas trago comigo teorias de leigo. Teorias que podem ser acusadas de ingênuas, mas que eu sei estão ancoradas num empirismo capaz de conferir a elas certa coerência. 

Toda essa sordidez que temos visto têm algo a ver com uma certa decadência moral dos homens. Sim, porque ao mesmo tempo em que as estatísticas mostram que evoluímos de certa forma no que diz respeito a educação, basta olhar as manchetes dos jornais pra perceber o quanto estamos ficando cada vez mais abomináveis no trato com os outros.

Faz algumas semanas me deparei na internet com uma foto de um garotinho em uma arquibancada. E embora sua face fosse meiga ele ostentava um ar de rancor e o dedo médio em riste. A matéria mostrava como aquele torcedor fanático do Feyenoord, da Holanda, ( que havia ficado famoso em virtude da imagem) tinha crescido, o que tinha virado. Bom, continuava fanático e sendo acompanhado pelo pai. E não é demais frisar que se tratava  de um jovem nascido em um país em que a educação está longe de ser um problema. Como não custa lembrar que cenas lamentáveis são registradas praticamente toda semana em arquibancadas de tudo quanto é canto do  planeta. Pra isso parece não ter índice de desenvolvimento humano ou renda per capita que sirva de antídoto. 

Do mesmo modo que o jogo de bola costuma revelar a personalidade de quem o pratica a arquibancada é capaz de revelar a personalidade de quem torce. Imagens como as que temos visto causam repulsa. E ganham outra dimensão quando as lentes conseguem dar ao ato um rosto. Seja ele o de uma mulher ou o de um menino. Olha, já tiramos tanto das arquibancadas tentando fazer com que os atos praticados por lá não ferissem ninguém. E isso nos custou a alegria das bandeiras, a companhia do radinho de pilha. Mas, por favor, de uma vez por todas, não vamos mais nos enganar. As arquibancadas só serão uma outra coisa quando o homem também for outro. E isso, infelizmente, não se dará nas próximas rodadas.